artigos
Convibra Conference - Qualidade na Semeadura de Soja
Qualidade na Semeadura de Soja

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Agronegócios;

Acessos neste artigo: 5


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rodrigo Pereira Carneiro , Luiz Claudio Garcia

ABSTRACT
Objetivou-se estudar a qualidade da semeadura de soja (Glycine max) sob a palha, realizada por uma semeadora-adubadora de parcelas pneumática, no Campo Demonstrativo e Experimental (CDE) da Fundação ABC, localizado na cidade de Castro – PR, na safra 2020/2021. O delineamento experimental foi em blocos aleatorizados, com dez tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram em 10 cultivares, cada uma com a população recomendada para a região. Avaliou-se população inicial, perdas percentuais entre sementes distribuídas e plantas emergidas, variação de plantas entre fileiras, espaçamentos falhos, múltiplos e aceitáveis. Conclui-se que as perdas percentuais entre sementes distribuídas e plantas emergidas variou entre + 29 e – 27% do que o planejado. A variação de plantas entre fileiras foi de 04 a 32%. Os espaçamentos falhos foram de 06 a 20%, múltiplos de 02 a 20% e aceitáveis de 61 a 91%. Somente 20% das cultivares testadas apresentaram espaçamentos aceitáveis acima de 90%.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Janfar 31-05-2022 18:00:00

Interessante trabalho...Quando se fala da qualidade da semeadura, refere se da técnica de sementeira ou da qualidade da semente?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.