artigos
Convibra Conference - AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE LACTUCA SATIVA EM DIFERENTES SUBSTRATOS
AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DE MUDAS DE LACTUCA SATIVA EM DIFERENTES SUBSTRATOS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Horticultura

Temas Correlatos: Agricultura;

Acessos neste artigo: 1


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kelina Bernardo Silva , Maria Do Socorro De Caldas Pinto , Edivan Da Silva Nunes Júnior , Ana Paula Campos Da Silva , Yara Vitória Saldanha Cavalcante

ABSTRACT
O substrato utilizado na produção de mudas exerce papel primordial, no desenvolvimento inicial da planta. Neste sentido, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a emergência e crescimento inicial de mudas de alface (Lactuca sativa L.) em diferentes substratos. O experimento foi realizado em casa de vegetação pertencente ao Setor de Olericultura da Universidade Estadual da Paraíba, Câmpus IV, situado no município de Catolé do Rocha, Paraíba. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, com 6 substratos e 1 cultivar. Os substratos testados foram os seguintes: S1 - Vermiculita (100%); S2 – Terra de subsolo (100%); S3 - Areia lavada (100%); S4 - Vermiculita (50%) + Terra de subsolo (50%); S5 - Vermiculita (50%) + areia lavada (50%) e S6 - Vermiculita (50%) + Terra de subsolo (25%) + areia lavada (25%), para o desenvolvimento de mudas de alface crespa verde Feltrin®. A semeadura foi feita em bandejas de poliestireno expandido com 128 células cada, semeando-se uma semente por célula. As variáveis analisadas foram: Porcentagem de Emergência (%E), Índice de Velocidade de Emergência (IVE), Comprimento de plântula (cm.plântula-1) e Massa seca de plântula (g.plântula-1). As mudas produzidas no substrato S5- Vermiculita (50%) + areia lavada (50%) proporcionou maior desempenho na emergência e índice de velocidade de emergência, portanto, recomenda-se o uso desse substrato para produção de mudas de alface (Lactuca sativa L.).
Palavras-chave: Lactuca sativa L.; Emergência; Hortaliça.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.