Ajuste do Modelo Moretti-Jerszurki-Silva Para Estimativa da Evapotranspiração de Referência Horária, em Clima Tropical Am

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia e Geotecnologia

Acessos neste artigo: 372


Certificado de publicação:
Certificado de Aline Aparecida Dos Santos
Certificado de Stefanie Lais Kreutz Rosa

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Aline Aparecida Dos Santos , Jorge Luiz Moretti De Souza , Stefanie Lais Kreutz Rosa

ABSTRACT
Teve-se por objetivo neste estudo calibrar, validar e verificar a ocorrência de descompasso na estimativa da evapotranspiração de referência (ETo) horária com o modelo Moretti-Jerszurk-Silva (MJS; EToMJS), em clima Am, tendo-se o modelo da American Society of Civil Engineers (ASCE; EToASCE) como padrão. Os cálculos foram realizados em módulo automático, com dados da estação meteorológica Rio de Janeiro, Instituto Nacional de Meteorologia (INMET). Para calibração foram utilizados dados entre 01/01/2017 e 01/01/2019, obtendo-se os coeficientes “a” e “b” das associações entre “potencial hídrico atmosférico vs EToASCE”. Na validação utilizou-se dados entre 02/01/2019 e 31/12/2020. As EToMJS obtidas foram associadas às respectivas EToASCE, em duas etapas: i) Associações “EToASCE vs EToMJS” sem verificação de descompasso; ii) Associações “EToASCE vs EToMJS.a” após correção do descompasso. Os indicadores estatísticos considerados foram: raiz quadrada do erro quadrado médio (RMSE); coeficiente de correlação (r); e, eficiência de Nash-Sutcliffe (NSE). Antes do ajuste e correção (Etapa i) obteve-se: r = 0,81; RMSE = 0,15 mm h?1 e NSE = 0,35. O ajuste do descompasso de uma hora (Etapa ii) promoveu melhores associações, obtendo-se: r = 0,84; RMSE = 0,14 mm h?1 e NSE = 0,44, confirmando necessidade de correção do descompasso do modelo MJS para melhorar as estimativas da ETo, no clima Am. Em relação à EToASCE, a EToMJS.a é subestimada no período da tarde e início da noite (5,3%) e superestimada no períodos noturno e manhã (0,05%). A EToMJS.a é subestimada na primavera (1,15%), verão (0,70%) e outono (0,52%), e superestimada no inverno (0,96%).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário álvaro José Back 31-05-2022 11:03:12

Trabalho muito interessante. A pergunta que faço se o modelo EToASCE não é o memso metodo de Penman-Monteith para dados horários?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.