artigos
Convibra Conference - Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca-Pe, Brasil e Suas Aptidões de Culturas
Bacia Hidrográfica do Rio Ipojuca-Pe, Brasil e Suas Aptidões de Culturas

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia

Temas Correlatos: Geotecnologia;

Acessos neste artigo: 6


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wagner Rodolfo De Araújo , Raimundo Mainar De Medeiros , Manoel Vieira De França

ABSTRACT
Objetivou-se a elaboração da aptidão climática para culturas agrícolas na bacia hidrográfica do rio Ipojuca, considerando a variabilidade natural do regime de chuvas para onze culturas apontando as suas possíveis aptidões de cultivo. Utilizou-se de dados pluviométricos e de temperatura média mensais de séries com 54 anos de observações, para a realização no cálculo do balanço hídrico climatológico, classificação climática, construção do evapopluviograma e o zoneamento agroclimático das culturas foram utilizados os dados obtidos para capacidade de campo de armazenamento de água no solo de 100 mm regular. Segundo a classificação climática de Köpper ocorre em sua maioria o clima do tipo AS, seguidamente dos tipos Am e BSh. O uso da irrigação torna-se indispensável, principalmente nos meses que apresentam maior déficit hídrico, podendo adotar o manejo da irrigação com base nos dados históricos de evapotranspiração e desta forma suprir as necessidades hídricas dos cultivos garantindo a produtividade máxima das culturas. Os governos federal, estadual e municipal podem utilizar-se destes resultados, para beneficiamento da agricultura no desenvolvimento do planejamento das aptidões das culturas para a área de estudo levando em consideração o período chuvoso, cujas atividades fisiológicas das culturas se adaptam às disponibilidades hídricas e climáticas da região e consequentemente uma diminuição dos riscos aos qual esta atividade está submetida.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafael Aldighieri Moraes 31-05-2022 11:00:23

Parabéns pelo trabalho. Apenas sugeriria ter colocado o mapa da bacia, com legenda, escala e uma visão da localização dela dentro do estado de PE. Assim teria uma dimensão visual da area de estudo.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.