artigos
Convibra Conference - Impacto Ambiental na Lagoa do Parnaguá - Piauí, em Decorrência do Balanço Hídrico Climatológico e da Degradação dos Solos
Impacto Ambiental na Lagoa do Parnaguá - Piauí, em Decorrência do Balanço Hídrico Climatológico e da Degradação dos Solos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agrometeorologia

Temas Correlatos: Geotecnologia;

Acessos neste artigo: 7


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Wagner Rodolfo De Araújo , Raimundo Mainar De Medeiros , Manoel Vieira De França

ABSTRACT
Tem-se como objetivo avaliar as condições hídricas por meio do cenário climáticas da precipitação e temperatura do ar média e o impacto da erosibilidade dos solos com o intuito de buscar os resultados do aquecimento global no balanço hídrico climático e alertar à população sobre a degradação dos solos do município em estudo, sendo a compreensão da precipitação e a adoção de práticas agrícolas mitigadoras dos impactos, de grande valia para o setor agropecuário e consequentemente para a economia, favorecendo um gerenciamento integrado dos recursos hídricos e no abastecimento humano. Aplicaram as condições médias e em seguida usou-se os cenários de precipitação mensal (redução de 10% e 20%) e de temperatura (acréscimo de 1ºC e 4ºC). Diante do cenário pessimista, fica crítica à condição para o armazenamento de água das chuvas para o consumo humano e animal, sendo necessário planejamento futuro para construções de cisternas e outros similares para a realização de armazenamento de água e minimização dos seus impactos. A Lagoa de Parnaguá já está seca e deverá continua se novas técnicas e planejamentos não forem usados para os cenários em estudos. Os índices pluviométricos para o cenário A2 não serão suficientes para vários tipos de culturas, sendo assim inviável para este município o desenvolvimento de práticas agrícolas de sequeiro, caso estes cenários advenham, principalmente analisando pela vertente do cenário pessimista.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Aparecida Dos Santos 30-05-2022 11:44:21

Trabalho interessante e de grande importância dentro da agricultura. Contudo, vejam que nas normas pede 10 paginas. Seria ideal resumir um pouco mais e deixar conforme o padrão exigido. Assim como, há um termo na tabela 3 ETR, que os autores chamaram de evaporação real, não seria evapotranspiração real, ou EVR? pois ET= evapotranspiração. Parabéns aos autores, está um trabalho que deu gosto de ler.

Foto do Usuário Jorge Luiz Moretti De Souza 02-06-2022 20:40:09

a) O número de páginas do Resumo (16 páginas) superou o limite estabelecido pela organização do Evento (10 páginas). b) Rever o título do trabalho, acho que ficou inconsistente: impacto ambiental em decorrência do BH?!! c) Objetivo do trabalho também ficou muito grande e inconsistente. Comenta sobre tanta coisa que o leitor fica sem saber ao certo o que será realizado. d) A Introdução precisa ser revista. A escrita precisa ser mais técnica e direta. e) Título/Figura e título/tabela ficaram em páginas separadas (Figura 1 e Tabela 1). f) O “Material e Métodos” do trabalho precisa ser totalmente revisto, pois não foram fornecidas e explicadas as informações básica para que o leitor intenda como as análises foram realizadas. A redação precisa ser revista também. Somente como exemplo, existem três parágrafos do Material e Métodos comentando que o BH será realizado Thornthwaite e Mather (1955). g) O item “Resultado e Discussão” apresenta muitos resultados (tabelas e figuras) que precisam ser trabalhados e sumarizado para se atender o limite de 10 páginas do Resumo. Devem se restringir também somente ao que o objetivo do trabalho de propõe. h) As conclusões de um trabalho científico devem responder apenas ao que foi proposto no objetivo do trabalho, bem como devem se limitar ao que o “Material e Métodos” possibilita. Como se encontra as “conclusões” ficaram parecendo considerações. Obs.: Boa sorte a continuação da realização do trabalho. As críticas realizadas foram no sentido de melhorar o trabalho, para que vocês consigam realizar a publicação do mesmo em uma revista científica.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.