Modelagem Matemática do Processo de Secagem de Sementes de Gergelim em Camada Delgada

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Agricultura

Temas Correlatos: Pós-colheita de produtos Agrícolas;

Acessos neste artigo: 332


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

David Reado Setane Mufume , Geraldo Acácio Mabasso , Yardy Isac Artur Lacita Estofo Covane , Joaquim Francisco Mazunga , Elias Horácio Zavala

ABSTRACT
Gergelim é uma importante fonte de óleo alimentar de alta estabilidade e resistente a oxidação. Os seus frutos quando atingem a maturação fisiológica facilmente sofrem deiscência, acarretando perdas qualitativas e quantitativas, sendo assim importante antecipar a colheita. Através do presente trabalho objetivou-se selecionar os modelos matemáticos que melhor se ajustam a cinética de secagem de sementes de gergelim em camada delgada. As sementes colhidas com o teor de água de 27.09±0.64% em base úmida (b.u.) foram submetidas a secagem em uma estufa de ventilação forçada, nas temperaturas de 40, 50, 60 e 70 oC e umidade relativa de 24.26, 15.85, 10.02 e 5.32% respetivamente. A secagem foi realizada por meio de três bandejas com base totalmente perfurada, contendo cada 25 g de sementes até atingir o teor de água de 4.11±0.12%. Os modelos matemáticos foram analisados por meio da regressão não-linear, pelo método de Gauss Newton e complementados pelo Critério de Informação de Akaike e Critério de Informação Bayesiano (AIC e BIC). Concluiu-se que, a taxa de redução de água aumentou com a elevação da temperatura do ar de secagem e reduziu com o aumento do tempo de secagem; o modelo Dois termos apresentou melhor ajuste na temperatura de 40 oC e o modelo Aproximação da difusão ajustou-se melhor nas temperaturas de 50, 60 e 70 oC; o coeficiente de difusão efetivo variou de 1.94×10-11 à 4.15×10-11 m2 s-1 para as temperaturas de 40 à 70 oC e a energia de ativação foi de 23.26 kJ mol-1.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lucas Luan Tonelli 30-05-2022 15:47:08

Parabéns pela submissão do seu trabalho. Eu tinha ficado com uma dúvida quanto ao melhor modelo matemático para a secagem dos grãos, voltei ao trabalho, e encontrei a resposta.

Foto do Usuário Kelly Hofsetz 06-06-2022 12:02:35

O trabalho está bem contextualizado, com uma metodologia bem descrita, porém talvez escrever a metodologia em subseções melhore o entendimento do que é o material (e sua descrição) e quais foram os métodos usados (e suas descrições). Fiquei também com algumas dúvidas na metodologia: 1) como foi a escolha das condições de secagem (leitura na literatura, testes prévios, ...)? 2) Como foi medida a umidade relativa do ar de secagem? Em relação aos Resultados, não ficou clara a escolha do valor de umidade final do produto de 4.11%: é o teor final padrão para sementes? Se sim, qual a referência? Se não, por que foi escolhido como ponto de parada do processo se secagem? Ainda nos resultados, talvez uma correção: o texto e o título da Tabela 2 citam 10 modelos, porém a Tabela 2 apresenta 12 modelos analisados. Qual o significado físico dos parâmetros “a” e “b” da Tabela 4? Senti falta de referências mais recentes (a maioria que aparece tem 5 até 10 anos. ou mais de publicação), o que me deixa em dúvida se foram poucos os trabalhos com grãos e sementes nos anos recentes. Se esse for o caso, destacar isso no texto consolida ainda mais o trabalho apresentado. Quanto às conclusões, achei que se restringiram muito aos resultados numéricos obtidos, sem falar da importância dos modelos e do que eles representam (de forma sucinta), o que faria um excelente fechamento do trabalho. No mais, um trabalho com dados bem completos, que só precisa ser melhor discutido e contextualizado para mostrar a importância e complexidade do processo. Obrigada e Parabéns aos autores!

Muito bom! Parabéns aos autores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.