artigos
Convibra Conference - Uso de Imagens de Satélites e Fotografias Aéreas no Ensino de Geografia
Uso de Imagens de Satélites e Fotografias Aéreas no Ensino de Geografia

DOCUMENTAÇÃO

Tema: SENSORIAMENTO REMOTO DA ATMOSFERA

Temas Correlatos: Ensino de Geografia;

Acessos neste artigo: 116


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Oswaldo Palma Lopes Sobrinho , Ericsson Rocha De Matos , Brenda Abigail Freire De Jesus Coelho , Álvaro Itaúna Schalcher Pereira

ABSTRACT
O estudo visa a utilização de imagens de satélites e fotografias aéreas no ensino de geografia. Realizou-se um estudo descritivo de natureza qualitativa envolvendo o estudo de caso e como procedimento metodológico de coleta de dados adotou-se a pesquisa bibliográfica baseadas nas contribuições dos estudiosos Criscuelo e Bacci (2007); Cazetta (2009); Holgado e Rosa (2011); e Sarmiento e Zacharias (2012) e revisão integrativa conduzida pelas questões norteadoras: o uso de imagens de satélites e fotografias aéreas como recurso didático-pedagógico facilita o processo de ensino de geografia e qual a sua importância? Há maior interesse dos alunos? Esse recurso pode ser utilizado como material didático e garante aos professores melhorias na forma de lecionar os conteúdos? O estudo possibilitou encontrar um ambiente acolhedor dentro da escola, por se tratar de um recurso didático promissor no processo de ensino-aprendizagem na pesquisa teórica e empírica, a partir da análise e interpretação de imagens, fotografias e conceitos geográficos de lugar, localização, interação homem-natureza, região e movimento, na educação e meio ambiente permitindo pelos seus pressupostos básicos uma nova interação criadora que redefina o tipo de pessoa que necessitamos formar e os cenários futuros que desejamos construir para a humanidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.