artigos
Convibra Conference - Sentimentos de mulheres que vivenciam a maternidade no contexto da infecção pelo vírus HIV/AIDS
Sentimentos de mulheres que vivenciam a maternidade no contexto da infecção pelo vírus HIV/AIDS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Saúde da Mulher;

Acessos neste artigo: 94


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ana Paula Rocha , Ana Paula Ferreira Holzmann , Luciana Barbosa Pereira , Dulce Aparecida Barbosa

ABSTRACT
O presente artigo buscou compreender os sentimentos de mulheres que vivenciam a maternidade no contexto da infecção pelo vírus HIV/AIDS. Trata-se de um estudo descritivo e de natureza qualitativa. Foram incluídas na pesquisa treze mães de crianças expostas ao vírus HIV, atendidas em um Serviço de Assistência Especializada do Centro de Referência em Doenças Infectocontagiosas, localizado no município de Montes Claros, Minas Gerais, Brasil, que aceitaram participar do estudo. Os dados foram coletados no período de setembro de 2016 a dezembro de 2017, por meio de entrevista semiestruturada, gravada, após consentimento. Os depoimentos coletados foram transcritos na íntegra e submetidos à análise de conteúdo, desvelando-se três categorias temáticas. Os resultados possibilitaram compreender a sobrecarga de sentimentos envolvidos no enfrentamento do ser mãe na vigência da infecção pelo HIV e a importância do profissional de saúde em ouvir os sentimentos, compreendê-los e ajudá-las a enfrentar a situação em que se encontram, visando o bem-estar materno e infantil.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafaela De Paula Klug 27-10-2021 13:37:36

Esse assunto é de extrema importância uma vez que a anos atrás, o diagnóstico de HIV era como um diagnóstico de morte. Porém, o avanço da medicina permite que pessoas vivam normalmente, desde que feito o tratamento durante a vida inteira. Além disso, a existência de diversas medidas ainda permitem que os filhos de mães HIV tenham a chance de não serem acometidas pela infecção, sendo que quando feito o tratamento corretamente e as medidas profiláticas, as crianças possuem chances quase nula de serem infectadas. Assim, o tema muito bem escolhido, já que é importante a discussão dessa temática, uma vez que é pertinente a explicação para pessoas acometidas de que elas podem levar uma vida normal. Trabalho de excelência e muito bem escrito.

Ótimo trabalho! Trazer os sentimentos dessas mulheres faz com que nos como profissionais da saúde possamos acolher e cuidar melhor dessa população, compreendendo os seus medos e ânsias.

Artigo muito bem escrito e muito relevante. A discussão a respeito de mulheres que convivem com HIV é essencial, principalmente para as enfermeiras e através desse estudo será possível para os profissionais de saúde conhecer sobre esses sentimentos a fim de prestarem um cuidado as mulheres mais humano e digno

Foto do Usuário Julia Matias De Alcântara 09-11-2021 09:51:20

Trabalho muito bem desenvolvido com uma temática extremamente importante. Além de demonstrar que uma pessoa acometida pode sim levar uma vida normal, também abre os olhos dos profissionais de saúde sobre os cuidados a esses pacientes.

Foto do Usuário Maria Inês Lopa Ruivo 11-11-2021 14:21:56

Artigo super necessário para a realidade brasileira.

Foto do Usuário Lorenna Medeiros Toscano De Brito 11-11-2021 14:29:15

Abordagem de extrema relevância! Parabéns! Aproveitou bem o recorte da mulher.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.