artigos
Convibra Conference - GRUPO TERAPÊUTICO DE ADOLESCENTES COM IDEAÇÃO SUICIDA, TENTATIVA DE SUICÍDIO E AUTOMUTILAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
GRUPO TERAPÊUTICO DE ADOLESCENTES COM IDEAÇÃO SUICIDA, TENTATIVA DE SUICÍDIO E AUTOMUTILAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Criança e do Adolescente

Temas Correlatos: Saúde Mental;

Acessos neste artigo: 133


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Monica Santana De Jesus , Verônica Spínola De Souza Moitinho

ABSTRACT
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as taxas de morte entre jovens têm aumentado a tal ponto que, atualmente, a juventude é o grupo de maior risco. O suicídio é a segunda principal causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo. (CRP, 2020). Nesse sentido, um grupo terapêutico fechado, foi desenvolvido em decorrência da preocupação de psicólogas do Centro de Atenção Psicossocial Infanto Juvenil Osvaldo Brasileiro Franco, na cidade de Feira de Santana, no Estado da Bahia, ao perceber a necessidade de assistência psicológica devido ao alto número de indivíduos de 11 a 18 anos de idade que comparecem a essa instituição em busca de tratamento psicológico e psiquiátrico com queixas de ideação suicida, automutilação e tentativa de suicídio. A partir desta problemática, ocorreu a motivação de investigar a falta de perspectiva encontrada pela juventude numa cosmovisão contemporânea, onde a ideação suicida e automutilação tem sido o único caminho.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Buen trabajo, ¿los jóvenes que asistieron a los grupos de apoyo presentaban consumo de sustancias psicoactivas?

Foto do Usuário Isabela De Almeida Menezes 25-10-2021 09:41:15

Excelente abordagem do trabalho! este é um tema de grande relevância, justamente por ser uma problemática cada vez mais presente na sociedade como um todo. É necessário sempre evidenciar quais são os fatores de base que levam jovens a cometerem suicídio, pois visualizando o início, é possível evitar um cenário pior

Foto do Usuário Luiza Rosa Dos Santos 25-10-2021 15:52:25

Muito interessante essa abordagem de temáticas subsequentes que atendem a demanda dos participantes do grupo. Trabalho muito importante para entender o tratamento desses pacientes.

Foto do Usuário Renato Barbosa Japiassu 26-10-2021 21:49:28

Excelente trabalho. Sou enfermeiro e trabalho em CAPS adulto e acredito que a saúde mental deve ser debatida e estimulada por toda a sociedade, principalmente a prevenção de suicídio. A única observação que faço desse trabalho são dois pontos: acrescentar mais evidências científicas sobre o tema e explicitar o tipo de estudo na metodologia.

Foto do Usuário Francielly Da Silva 28-10-2021 17:24:06

Ótimo trabalho, parabéns! Esse tema é de suma importância, uma vez em que a taxa só vem aumentando, estando cada vez mais presente em nossa sociedade e perto de nós.

O trabalho é muito interessante e atual, gostaria de ver o projeto na íntegra e os relatos de experiência. Quero perguntar qual normalmente é o processo de sofrimento que a pessoa passa que a faz ir de uma automutilação para uma ideação suicida, sei que cada caso é um caso, mas há sinais que a pessoa normalmente demonstra até chegar esse momento?

Foto do Usuário Maria Albaneide Fortaleza. 07-11-2021 16:03:37

Trabalho relevante, problemática recorrente entre os jovens ocasionado pela falta de dialogo e o mundo tecnológico.

Foto do Usuário Ayane Ferreira Gaspar Do Vale 08-11-2021 10:22:09

Excelente abordagem!!

Foto do Usuário Julia Matias De Alcântara 09-11-2021 10:05:57

Por muito tempo a falta da saúde mental, a depressão, o suicídio, entre outros, foram vistos com olhos preconceituosos. Hoje em dia a sociedade vêm se informando sobre tais assuntos, mas ainda precisam ser bem trabalhados, principalmente para que possamos entender e ajudar aqueles que sofrem disso. Parabéns pela temática e pelo trabalho em si!

Foto do Usuário Julia Matias De Alcântara 09-11-2021 10:05:59

Por muito tempo a falta da saúde mental, a depressão, o suicídio, entre outros, foram vistos com olhos preconceituosos. Hoje em dia a sociedade vêm se informando sobre tais assuntos, mas ainda precisam ser bem trabalhados, principalmente para que possamos entender e ajudar aqueles que sofrem disso. Parabéns pela temática e pelo trabalho em si!

Foto do Usuário Carolina Scheffler Schirma Farias 09-11-2021 11:53:57

Um trabalho com uma temática bem relevante e atual uma vez que estamos vivenciando um período no qual, segundo a OMS, o mal do século XXI é a depressão. Trabalho muito bom, fiquei curiosa para ler ele na íntegra.

Foto do Usuário Mariane Alves Corrêa Bittencourt 10-11-2021 00:01:55

Parabéns pelo trabalho! O adoecimento mental entre os adolescentes tem crescido exponencialmente, temática de grande relevância.

Foto do Usuário Eliane Vieira Lacerda Almeida 11-11-2021 14:27:09

Abordagem de extrema relevância! Parabéns! Muito bom!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.