A visita para gestantes à maternidade: a percepção das enfermeiras de um hospital de ensino

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Modelo de Atenção Básica em Saúde;

Acessos neste artigo: 398


Certificado de publicação:
Certificado de Luciana Magnoni Reberte Gouveia
Certificado de Luciana Magnoni Reberte Gouveia

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Luciana Magnoni Reberte Gouveia , Ingrid Correia Soares Vandega De Jesus , Chang Yi Wei

ABSTRACT
Este estudo teve como objetivo compreender a percepção de enfermeiras sobre a participação das gestantes de unidades básicas na visita à maternidade de um Hospital de Ensino na cidade de São Paulo. A partir de um diagnóstico situacional evidenciou-se uma redução importante na participação das gestantes na visita à maternidade. A metodologia de pesquisa caracterizou-se como do tipo exploratória, com abordagem qualitativa, por meio de entrevistas com as enfermeiras dos setores envolvidos com a atividade educativa. Foram realizadas entrevistas individuais gravadas e a transcrição dessas entrevistas. Os dados foram submetidos ao processo de análise e evidenciaram as seguintes categorias descritivas das percepções das enfermeiras sobre a visita das gestantes à maternidade: A. A percepção sobre a redução do número de gestantes nas visitas à maternidade B. Necessidades da gestante; C. A comunicação com a gestante e D. A tranquilidade e a segurança em relação ao hospital. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Isabela De Almeida Menezes 25-10-2021 09:07:26

Achei o trabalho extremamente completo, claro e objetivo. Além de fazer uma abordagem qualitativa acerca do tema, deu voz aos profissionais de saúde (enfermeiros) para que os mesmos falassem sobre o seu ponto de vista acerca da visita para gestantes á maternidade. Tema relevante e muito bem explicado, parabéns!

Foto do Usuário Beatriz Carvalho Dos Santos 30-10-2021 23:24:36

Parabéns pela pesquisa!! A temática possui grande relevância e destrincha a importância e necessidade da visita, pois assim os medos e inseguranças da gestante podem ser amenizados, além de trazer reflexão da articulação entre maternidade e UBS.

Parabéns pela temática!! Trabalho muito bem escrito, com linguagem clara e objetiva.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.