Percepção de Mães sobre dificuldades para o Aleitamento Materno em um Município do Interior da Bahia.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde da Mulher

Temas Correlatos: Saúde da Mulher;

Acessos neste artigo: 246


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Raíssa Morgana Santos Fuza , Amália Nascimento Do Sacramento Santos , Thaís Emanuelle Bomfim Aragão , Layliane.netto30@Hotmail.com

ABSTRACT
O aleitamento materno no Brasil é considerado uma prática universal, haja vista que 95% das crianças iniciarem a amamentação e é vista como a estratégia isolada que tem o maior impacto na redução da mortalidade infantil. O objetivo principal da pesquisa é conhecer a percepção de mães sobre as dificuldades para o aleitamento materno em um município do interior da Bahia. Nesse sentido, para a realização deste estudo, optou-se pela pesquisa do tipo exploratória, descritiva com abordagem qualitativa. Após aprovação do Comitê de Ética da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, os dados foram coletados através de entrevistas semi- estruturadas junto a quatorze mães da zona urbana, cadastradas em uma USF do município de Valença- Bahia, e teve como critério de inclusão aquelas que tivessem filhos na faixa etária de seis meses a dois anos de idade. Dessa forma, surgiram quatro categorias: concepções de mães sobre saúde; percepções sobre aleitamento materno; dificuldades para o aleitamento materno e orientações sobre aleitamento recebidas no pré-natal. As orientações recebidas no pré- natal de maior percepção pelas mulheres são: importância do aleitamento materno, prática do aleitamento materno exclusivo e os benefícios da amamentação, entretanto as mulheres referem profissionais de saúde que não orientaram sobre o aleitamento materno nas consultas de pré-natal. Entendendo que para o alcance da saúde é necessário educar a população, discutir entre os diferentes atores envolvidos no enfrentamento dessa questão, com o propósito de construir coletivamente e fortalecer as estratégias de incentivo com vistas a qualificar e oferecer subsídios aos profissionais para uma assistência adequada, resolutiva e integral em nível local. Enfim, o aleitamento materno no Brasil é de fato uma prática que ainda precisa de investimento e novas estratégias de incentivo para alcançar indicadores mais elevados.
Descritores: aleitamento materno, dificuldades, enfermagem, percepção.



Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Viviane Goveia Christino 25-10-2021 17:09:37

Resumo claro e com caráter valioso para nos alertar sobre a condição atual da percepção do aleitamento materno pelas mães, mesmo que seja um estudo local. Reforça ainda mais a importância da qualificação dos profissionais de saúde, para que eles possam trabalhar em prol desta temática e como resultado, na melhoria dessa situação.

Foto do Usuário Leticia Barbosa 25-10-2021 17:19:00

O trabalho aborda um tema interessante e importante para o campo da saúde coletiva. Como sugestão, as autoras poderiam explorar o perfil socioeconômico das participantes da pesquisa, analisando se há uma interrelação entre o perfil e as percepções apresentadas. A partir da discussão proposta, pergunto: como os resultados obtidos podem contribuir para a elaboração de estratégias comunicacionais mais eficientes sobre aleitamento materno?

Foto do Usuário Julia Victoria Do Carmo Perez 25-10-2021 18:37:32

Este estudo retrata bem como as mães possuem conhecimento da necessidade e importância do aleitamento materno exclusivo, no entanto vários fatores a impedem de realiza-lo seja por crenças familiares ou mesmo problemas como estar presente durante os vários momentos do dia para realizar a amamentação. Incrível pesquisa, muito necessária.

Gostei muito do recorte sobre um tema tão importante como o aleitamento materno. Com certeza é uma produção que vai nos ajudar a entender melhor o contexto e assim tomar medidas mais assertivas.

Foto do Usuário Milena Cristo Martins 08-11-2021 20:13:25

Excelente abordagem. A temática é de extrema importância para discussão no âmbito da promoção da saúde. Ao apresentar os dificultadores da amamentação, sendo eles a falta de experiência materna, o cansaço físico traduzido como exaustão do corpo materno, a necessidade de trabalho materno fora do lar e problemas de saúde da mãe ou recém-nascidos, podemos perceber e ressaltar a importância da não romantização do processo de aleitamento materno. Sendo este um grande desafio para profissionais de saúde responsáveis pelo auxílio, ensino e incentivo, uma vez que devem buscar abordagens que se adequem a cada realidade de cada puérpera.

Foto do Usuário Adriana Ferreira Machado 12-11-2021 09:43:55

Trabalho de grande relevância! Além disso traz uma questão importante, que é da necessidade das orientações acerca da amamentação durante o pré-natal. Os profissionais da saúde muitas vezes negligenciam essas ações de orientação, desconsiderando a diferença que podem fazer na saúde da puérpera e da criança.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.