Interface Entre as Diretrizes Curriculares Nacionais e o Conhecimento dos Estudantes de Enfermagem Durante a Formação.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Educação, formação e treinamento em saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 242


Certificado de publicação:
Certificado de Beatriz Carvalho Dos Santos

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Beatriz Carvalho Dos Santos , Ayane Ferreira Gaspar Do Vale , Lorena Santana Oliveira , Victoria Da Silva Soares , Alana Gabriela Carvalho Peixoto De Melo , Adriana Braitt Lima

ABSTRACT
As Diretrizes Curriculares Nacionais de enfermagem fundamentam as instituições do ensino superior para que os estudantes tornem-se profissionais com capacidades e habilidades para o exercício profissional. Matrizes curriculares voltadas nesse sentido, considerando o conhecimento dos componentes curriculares com o experenciado pelos estudantes ajudam no desenvolvimento das competências necessárias para o exercício profissional. O objetivo deste estudo foi desvelar a interface entre as Diretrizes Curriculares dos cursos de enfermagem e o conhecimento dos estudantes durante a formação. Utilizou-se a abordagem qualitativa e a Configuração Triádica para a análise da entrevista semiestruturada de dez estudantes de enfermagem. O estudo ocorreu em instituição de ensino pública no interior da Bahia, no período de março e abril de 2021. Os resultados mostraram que os estudantes apesar de enfrentarem dificuldade pela responsabilidade em cuidar de vidas devido ao medo do erro, buscam desenvolver as competências preconizadas pelas Diretrizes Curriculares da melhor formar considerando a visão holística, a comunicação efetiva, a organização da gestão e administração do trabalho, o conhecimento transmitido e adquirido nas experiências dos campos de prática, entretanto criticam a falta de conteúdos que abordem sobre Tomada de decisão no campo profissional, necessária para o desenvolvimento de atitudes e segurança para o futuro profissional..

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ramona Fernanda Ceriotti Toassi 03-11-2021 11:41:55

Trabalho de temática relevante, apresentando resultados potentes de pesquisa qualitativa. Fiquei curiosa por saber mais sobre a questões norteadoras das entrevistas e o tempo estimado de duração das mesmas (remoto).

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.