artigos
Convibra Conference - Reflexo nos custos na adequação da referência do portador de Doença Renal Crônica (DRC) na UNIMEDJP: um estudo de caso
Reflexo nos custos na adequação da referência do portador de Doença Renal Crônica (DRC) na UNIMEDJP: um estudo de caso

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de serviços de saúde

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 14


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cecília Neta Alves Pegado Gomes

ABSTRACT
A gestão de custos qualifica a atividade gerencial com o melhor uso dos recursos disponíveis e consequente maior valor agregado. Na Saúde Suplementar as Operadoras de Planos de Saúde são responsáveis por fazer a gestão dos recursos e lidam com dois tipos de despesas assistenciais e administrativas. As primeiras têm crescido constantemente acima da inflação, o que está ligado diretamente ao aumento da frequência de utilização, ao envelhecimento da população e a uma maior ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis, que geram acréscimo de volume e de complexidade nos procedimentos realizados. Nesta seara está a Doença Renal Crônica com multiplicação de consultas especializadas além de terapias (hemodiálise aguda e crônica) entre outros procedimentos que sobrecarregam o sistema, provocando forte impacto financeiro em todos os níveis. Na busca de espaço para a redução de custos e qualificação do cuidado para os beneficiários buscou-se através de estudo de caso avaliar a adequação dos encaminhamentos para prestador de serviços nefrológicos conveniado à UNIMEDJP. Obteve-se como resultados a inadequação dos encaminhamentos pois 66% dos beneficiários encaminhados não possuíam critérios  conforme Brasil (2016) e conclui-se que há necessidade premente de criação de modelo de gestão do manejo da Doença Renal Crônica para otimizar as relações entre médicos especialistas e generalistas da Atenção Primária à Saúde, tanto do ponto de vista quantitativo (custos) quanto qualitativo (melhora do cuidado) nesta organização. 
Descritores. Encaminhamento. Doença Renal Crônica. Estudo de caso. Atenção Primária à Saúde. Gestão de cuidados crônicos.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.