artigos
Convibra Conference - Idosos que convivem com HIV/Aids: uma Scoping Review
Idosos que convivem com HIV/Aids: uma Scoping Review

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde do Adulto e Idoso

Temas Correlatos: Saúde do Adulto e Idoso;

Acessos neste artigo: 123


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Kyra Vianna Alochio , Selma Petra Chaves Sá

ABSTRACT
RESUMO
Objetivou-se identificar as evidências científicas sobre as representações sociais e impactos sociais gerados no convívio de idosos com HIV/Aids. Realizou-se pesquisa bibliográfica tipo Scoping review nos meses de Dezembro a Janeiro de 2020, nas bases de dados LILACS, MEDLINE e BDENF via Biblioteca Virtual de Saúde, e na Scielo e PubMed. Os resultados apontaram o nível educacional dos idosos como fator de maios vulnerabilidade ao vírus HIV. A falta de visibilidade do idoso como público suscetível, o sigilo, o isolamento, a paralisação da vida sexual, o medo da morte pós-descoberta sorológica, a falta de adesão ao preservativo, a crença na monogamia como fator de prevenção, acarretam prejuízos afetivos, que foram identificados como impactos naqueles que convivem com a patologia. Conclui-se que a representação estigmatizante associada ao HIV e aos grupos de risco, sendo identificadas lacunas nas ações de prevenção, que não contemplam em seu escopo idosos como sujeitos vulneráveis.
Palavras-chave: Idosos, HIV, Sexualidade, Sorodiagnóstico da Aids, Saúde do Idoso

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Kênia Ferreira Laporte 18-10-2021 20:48:15

Um dos poucos estudos que apresenta uma relação entre idosos e Hiv.

Trabalho interessante. Parabéns pela temática, que é tão pouco abordada. Os autores pontuaram as necessidades e condições de vulnerabilidade desta população. Os objetivos estão descritos de forma clara e coerente, de forma que possibilitou compreender todo o trabalho.

Foto do Usuário Thayene Costa Amancio 25-10-2021 13:56:17

Muito importante a contribuição desse trabalho. Se para as pessoas mais jovens que são soropositivos é muito difícil e desafiador, uma questão cheia de tabus e preconceitos, para um idoso é algo muito difícil também, levando em consideração suas vivencias e crenças. Um olhar especial para eles é importante, apoio, conforto e acompanhamento psicológico vão fazer a diferença em suas vidas.

Foto do Usuário Anísio Bueno Galvani Quinette 25-10-2021 21:23:48

Trabalho interessante, pois aborda uma doença que é atrelado a população mais jovem e por esse motivo pode haver um descaso com os idosos acerca dessa doença.

Foto do Usuário Thaysa Fontoura Do Amaral 27-10-2021 13:27:44

Excelente temática. Parabéns pela escolha e forma de abordagem! Com o aumento da expectativa de vida, os idosos tem tido maior adesão a prática sexual, como foi bem descrito no trabalho. Em grande maioria das vezes é visto como inadequado abordar sobre esse tema com essa população pelo receio de como será recebida a orientação. Grande parte dos profissionais de saúde possuem resistência relacionada ao HIV. Escrita clara e de fácil compreensão, uma boa contribuição.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.