artigos
Convibra Conference - A Natureza Protege a Saúde Mental
A Natureza Protege a Saúde Mental

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Inovações em Gestão da Saúde;

Acessos neste artigo: 19


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Higor Campos Rodrigues De Oliveira , José Marcos Da Silva , Karina Perrelli Randau

ABSTRACT
Introdução
A pandemia da COVID-19 trouxe consequências negativas para a saúde humana no sentido holístico, posto que o confinamento seguido de proibições referentes às medidas restritivas, na intenção de evitar a disseminação viral, impossibilitou a interação das pessoas com as áreas verdes, localizadas em espaços urbanos, como também o impedimento de visitas aos parques estaduais, jardins botânicos, praias e outros pontos de encontro com a natureza (ANDRADE, 2017), (VIANNA, 2020) (RODRIGUES, 2021).
A vida urbana, conhecida também como as selvas de pedra, desequilibra a saúde mental da população que vive uma rotina laboral intensa, com muitas horas trabalho e poucos momentos para o relaxamento da mente, corpo, espírito. Por conseguinte, a comunicação social ausente que em conjunto com a poluição aumentam os casos de stress, ansiedade, depressão, doenças do sistema respiratório e cardiovascular. Essas enfermidades tornaram-se frequentes com o isolamento social, em que a velocidade dos acontecimentos seguidos pela falta de assistência de um profissional da saúde nas residências, foram motivos para o aumento das doenças mentais (ANDRADE, 2017), (RODRIGUES, 2021).
O princípio da biofilia ressalta a tendência natural, de origem genética, do Homo sapiens ir ao encontro da natureza em busca de bem-estar, que desde a época da Grécia na Idade Antiga esta entrega as riquezas do meio ambiente continua presente na realidade populacional (ANDRADE, 2017), (VIANNA, 2020), (RODRIGUES, 2021).

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.