artigos
Convibra Conference - A atuação da extensão universitária na Educação e promoção da Saúde através de lives.
A atuação da extensão universitária na Educação e promoção da Saúde através de lives.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde e Tecnologia da Informação e Comunicação

Temas Correlatos: Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e áreas afins na Gestão, Educação e Promoção da Saúde;

Acessos neste artigo: 134


Certificado de publicação:
Certificado de Mirna Neyara Alexandre De Sá Barreto Marinho

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gleiciane Nascimento Santos , Vitoria Maria Ferreira , Sara Catarina Bastos Calixto , Airte Leandro Freitas , Mirna Neyara Alexandre De Sá Barreto Marinho , Maria Rocineide Ferreira Da Silva

ABSTRACT
A pandemia do novo coronavírus (COVID-19) impôs aos diversos setores da sociedade desafios em escala crescente, principalmente no âmbito da saúde e educação devido às medidas para evitar a propagação desse vírus, entre elas, o distanciamento social, evidenciando assim, uma necessidade emergente em se reinventar. 
É nesse contexto que estratégias como a realização de lives, acabam ganhando destaque, uma vez que além de contribuirem para o processo formativo dos profissionais da saúde, em termos dos padrões éticos e sanitários, pode também capacitar os integrantes da comunidade para a autonomia do cuidado, da prevenção e da promoção da saúde, criando assim um ambiente virtual de debate entre os assistidos e os que assistem. 
Neste sentido, extensionistas do projeto Comunidade universitária em Ação (COMUNA) em conjunto com a coordenadora, iniciaram logo no mês de setembro de 2020 as transmissões ao vivo, por meio da ferramenta lives na plataforma Instagram, sendo realizadas mensalmente e promovendo no decorrer de cada mês uma temática diferente, de acordo com assuntos atuais e relevantes no âmbito da saúde, educação e cultura, abordando conteúdos diversos de interesse coletivo, como o autocuidado, saúde da mulher e importância da vacinação, temáticas que são debatidas por docentes e profissionais da saúde.
A partir disso, é perceptível que a utilização das transmissões em vídeo no formato de lives oportunizou o compartilhamento de conhecimento e a interação em tempo real com as pessoas, o que contribui efetivamente para um maior engajamento e vínculo com a juventude universitária e de outros territórios, além da promoção da educação em saúde.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Fernanda Hoffmann Marques 21-10-2021 19:51:22

Reflete uma nova maneira de comunicação e aprendizado que oportunizou acesso a um grande público que talvez em alguns momentos anteriores a pandemia não conseguiriam participar dos eventos

Foto do Usuário Gabriel De Jesus Oliveira Fonseca 24-10-2021 10:09:36

Bacana o trabalho! Gostaria de saber quais as maiores dificuldades enfrentadas ao promover as lives?

Foto do Usuário Andressa Do Nascimento Dias 25-10-2021 13:02:51

Trabalho muito interessante!!! Uma ferramenta muito importante de comunicação que se intensificou com a pandemia.

Excelente experiência de extensão universitária que permitiu a continuidade de atividades acadêmicas, mesmo durante a pandemia, e ao mesmo tempo, cumpriu seu papel de atenção à saúde da comunidade. O relato mostra que as lives foram conduzidas por docentes e profissionais da saúde. Gostaria de saber quais ações foram realizadas pelos estudantes, e comparando com a estratégia presencial, como os estudantes avaliam sua participação.

Foto do Usuário Viviane Goveia Christino 25-10-2021 19:33:25

O uso da tecnologia foi essencial nesse contexto de pandemia como estratégia de educacao e promoção à saúde. Muito interessante o trabalho de vocês ! Parabéns!

Foto do Usuário Lucca Laperrière De Moura Neves 25-10-2021 22:34:01

Tema muito interessante! É notório como as “lives” democratizaram o acesso ao conhecimento na área de Saúde em tempos de pandemia. Os senhores acham que, devido a essa facilitação do acesso, pode ter havido perda de qualidade do conteúdo e uma corrida por certificados, muito mais do que por conhecimento? Afinal, os certificados são valorizados como atividades complementares, contando pontos para o currículo.

Foto do Usuário Ana Paula De Lima Bezerra 26-10-2021 14:03:38

Trabalho muito interessante, mostra o exercício da extensão universitária e as adaptações necessárias ao contexto da pandemia permitindo a continuidade das atividades e o alcance do público alvo

Foto do Usuário Wellington Sousa Aguiar 01-11-2021 12:13:39

O forte na pandemia foram as adaptações rápidas. Todos tivemos que nos adaptar rapidamente e as lives foram um dos principais meios de divulgação de conhecimentos importantes para a Promoção da Saúde. Parabéns pelo destaque e iniciativa do tema.

Foto do Usuário Lucas Iago Moura Da Silva 01-11-2021 12:53:41

Estratégia adotada de forma muito assertiva, visando a continuação do programa, priorizando pilares fundamentais para a comunicação como: educar, informar, entreter e orientar. Legitimando temas importantes para a saúde pública. Importante, levar em consideração se essa comunicação se deu de forma dialógica, onde o público a quem se destinava, teve acesso à informação e a direito a fala também.

Foto do Usuário Maria Tereza Ramos Bahia 04-11-2021 17:17:08

Trabalho muito bom, parabéns!! Estratégia utilizada que permitiu a continuidade da ação extensionista cumprindo seu papel social e oportunidade de aprendizado para os alunos. Atividade que exige planejamento e organização de todos. Como foi realizada a divisão de atribuições? Tiveram algum instrumento de avaliação da atividade por parte dos usuários?

Ideia e trabalho muito bons! Parabéns pela iniciativa bem sucedida e que sirva de modelo para os demais.

Foto do Usuário Jivago Meira Gomes 06-11-2021 19:34:16

Muito interessante! A obtenção de feedback através de um questionário avaliativo das lives poderia trazer informações sobre como essas informações estão chegando no público e, assim, ir aprimorando a iniciativa. Parabéns!

Foto do Usuário Igor Alexandre Santos Cruz 10-11-2021 10:26:12

A atuação da extensão universitária na Educação e promoção da Saúde através de lives.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.