Questão-Chave para rastreio de uso de risco de álcool: revisão de literatura

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Saúde Mental

Temas Correlatos: Educação, formação e treinamento em saúde;

Acessos neste artigo: 365


Certificado de publicação:
Certificado de Marjorie Ester Dias Maciel

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marjorie Ester Dias Maciel , Divane De Vargas , Janaina Soares

ABSTRACT
Este estudo objetiva analisar artigos publicados que empregaram a Questão-Chave, um instrumento de rastreio para uso de álcool validado para uso na população brasileira no ano de 2017. Trata-se de estudo de revisão integrativa de Literatura. A pesquisa foi feita nos bancos de dados da LILACS, SCIELO e BDENF usando os descritores da Biblioteca Virtual em Saúde: transtornos relacionados ao uso de álcool, programas de rastreamento, e o termo “Questão-Chave”. Os critérios de inclusão foram ser pesquisa feita com a população brasileira, publicado no período de 2017 a julho de 2021, que tenha seu conteúdo na íntegra de acesso livre, ser identificado no banco de dado através dos descritores escolhidos para esta pesquisa. Foram encontrados 17 artigos, porém 13 foram excluídos. Após a leitura e interpretação dos resultados verificou-se que apesar da Questão-Chave ter sido empregada em poucos estudos ela apresenta-se como um instrumento versátil por ter sido usada em diferentes populações, usuários da atenção primária em saúde, cabelereiros e em uma população indígena. Conclui-se que a Questão-Chave é um instrumento prático, eficiente e de baixo custo, podendo ser uma boa opção para o rastreamento do uso de risco de álcool.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Felipe Dos Santos Ramiro Da Silva 08-11-2021 20:55:55

Trabalho de grande relevância!!

Foto do Usuário Felipe Dos Santos Ramiro Da Silva 08-11-2021 20:55:56

Trabalho de grande relevância!!

Foto do Usuário Adriana Ferreira Machado 12-11-2021 09:25:17

Excelente discussão Marjorie! Importante saber dessa ferramenta e principalmente da sua aplicabilidade em diferentes grupos populacionais. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.