artigos
Convibra Conference - DOCUMENTAÇÃO HÁBIL: QUAL REGIME TRIBUTÁRIO APRESENTA MAIOR DIFICULDADE AO PROFISSIONAL CONTÁBIL NA MONTAGEM DAS PEÇAS CONTÁBEIS?
DOCUMENTAÇÃO HÁBIL: QUAL REGIME TRIBUTÁRIO APRESENTA MAIOR DIFICULDADE AO PROFISSIONAL CONTÁBIL NA MONTAGEM DAS PEÇAS CONTÁBEIS?

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 10


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Beatriz Voltarelli De Cesare , Jeniffer De Sousa Bogdanavicius Rodrigues , Prof. M.e Fábio José De Souza , Wander Cavalcante Garcia

ABSTRACT
Este trabalho teve o objetivo de levantar se há e quais são as dificuldades no que tange ao levantamento dos documentos hábeis entre o cliente e o profissional contábil externo, e avaliar qual regime tributário apresenta maior dificuldade. Para isso, se utilizou de pesquisas descritiva e bibliográfica, e realizou-se um levantamento por meio de questionários aplicados em 13 escritórios de contabilidade na cidade de Bauru/SP e tabulados no programa Excel, versão 2013. Dentre os principais motivos, o fato de o sócio realizar todas as atividades da empresa foi o mais pontuado, em especial no Simples Nacional, uma vez que, segundo pesquisa do Sebrae, os motivos que levam a empreender é o conhecimento acerca da atividade fim pretendida, sem considerar todas as outras áreas cruciais no negócio. Ademais, entre as solicitações de demonstrações contábeis, apenas o Lucro Real solicita para fins de tomada de decisão e concomitantemente é o regime tributário que consulta os escritórios em novas operações, uma vez que entendem a importância do profissional contábil no fornecimento de informações hábeis, em um mercado competitivo.
Palavras-chave: Demonstrações Contábeis. Documentação Hábil. Profissional Contábil. Regimes Tributários.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.