Gestão de Carreiras: perspectivas para o colaborador do tradicional ao contemporâneo

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 355


Certificado de participação:
Certificado de Mabel Lopes

Certificado de publicação:
Certificado de Mabel Lopes

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcello Vinicius Doria Calvosa, Dsc. , Mabel Lopes , Marcos Ferreira

ABSTRACT
O objetivo do trabalho será investigar e analisar, entre empresas competitivas de médio e grande portes, por meio de um estudo múltiplo de casos, se o Sistema de Carreira dessas organizações possuem traços e peculiaridades de abordagens de carreira sem fronteiras. O trabalho possui interesse para acadêmicos, jovens pesquisadores, gestores de mercado e alunos de graduação e pós-graduação das áreas de Administração, Negócios, Psicologia e, de forma mais ampla, Ciências Sociais Aplicadas. A pesquisa é parte de um Projeto de Extensão - LAB.LID (DCAd / UFRRJ), com interface com a linha de pesquisas Gestão de Carreiras, Liderança Estratégica e Perspectivas Profissionais, do Grupo de Pesquisas GeCaPEP. Espera-se como contribuição prática, a proposição, a elaboração e a validação de um framework que auxilie colaboradores na interface do desenvolvimento e gestão de suas carreiras, a partir de uma relação de melhor comunicação e representatividade em suas organizações, por meio da compreensão de seus Sistemas de Carreira.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marlene Do Carmo Campoi 22-10-2021 20:43:36

Trabalho de relevante importância para acadêmicos e jovens pesquisadores. O estudo atende ao objetivo estabelecido.

Foto do Usuário Daniela Lombardi Schaefer 25-10-2021 15:44:59

Parabéns aos pesquisadores pela escolha do tema e caminho trilhado até aqui. A temática de gestão de carreira nas organizações tem se tornado estratégico há mais de uma década, com a globalização, o empreendedorismo, levando as organizações a se posicionarem com práticas e políticas de gestão de pessoas que levem suas equipes a um protagonismo de carreira. No entanto, pela nossa cultura, não é um movimento fácil, pelo contrário, há resistência tanto por parte das Organizações como pelos colaboradores. No entanto, com a pandemia, certamente esse movimento será acelerado. O referencial teórico está bem sustentado, o que irá apoiar na pesquisa de campo. Como sugestão, pode ser interessante agregar na pesquisa o olhar para ''projeto de vida'', o quanto as Organizações incentivam esse foco sistêmico para a carreira, já que o trabalho, atividade profissional é um dos elementos da existência do ser humano.

Foto do Usuário Américo Da Costa Ramos Filho 27-10-2021 17:33:51

Projeto relevante e promissor. Sugiro reforçar um estudo contextual tanto no nível econômico, político e sociocultural, vendo sua inter-relação com o enfoque das carreiras.

Foto do Usuário Carla Costa Dos Santos Lopes 03-11-2021 11:20:16

Parabéns pelo trabalho, assunto de extrema relevância aos interessados no tema sobre carreira, tanto para os colaboradores quanto para as empresas. O estudo apresenta os principais pontos já estudados, porem de uma maneira mais atual e estimulante para que ocorra a elaboração e a validação de um framework.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.