TICS E GESTÃO DE PESSOAS NAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 407


Certificado de participação:
Certificado de Marcos Ferreira

Certificado de publicação:
Certificado de Marcos Ferreira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Marcos Ferreira , Paulo Alexandre Lima Rurato , Marcello Vinicius Doria Calvosa, Dsc.

ABSTRACT
Esta pesquisa teve como objetivo identificar os impactos resultantes do uso das TICs nos processos de Gestão de Pessoas das organizações públicas. Realizou-se uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) com os dados coletados na base de dados Scopus, que foram tratados com o apoio dos softwares StArt, Mendeley e VOSviewer. Ao executar as etapas propostas na metodologia, chegou-se a 26 artigos aceitos. Após a leitura, análise e classificação dos dados levantados, foi possível identificar dois grandes eixos de abordagem de uso das TIC. Assim, as TICs devem assegurar, por meio de políticas públicas, a universalização do acesso para gerar uma Administração Pública eficiente e transparente, além de implicar em mudanças nos processos internos do negócio, como a estrutura organizacional, o design das tarefas e as habilidades requeridas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adolfo Plínio Pereira 25-10-2021 13:54:08

O artigo: TICs e Gestão de Pessoas nas Organizações Públicas: Uma revisão sistemática da Literatura, foi muito bem estruturado. Os estudos apresentados mostram os principais pontos de discussão sobre o assunto. Acredito que este artigo pode ser continuado e apresentado casos reais de uso das TICs na Gestão de Pessoas em Organizações Públicas.

Foto do Usuário Laryssa Rodrigues De Jesus 30-10-2021 23:25:00

Parabéns pelo artigo. A proposta e o desenvolvimento da pesquisa é de grande contribuição para o meio acadêmico e para a sociedade como um todo, visto que o tema abordado, pode posteriormente, ser aplicado e desenvolvido a fim de melhorar de forma significativa as relações entre as organizações públicas e indivíduo.

Foto do Usuário Michelle De Oliveira Santos 05-11-2021 16:39:48

A Tecnologia da Informação e Comunicação está permeando a cadeia de valor em cada um de seus pontos, transformando a maneira como as atividades são executadas e a natureza das interligações havidas entre si. Está, também, afetando o escopo competitivo e reformulando a maneira como os produtos e serviços atendem às necessidades da sociedade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.