A IMPORTÂNCIA DAS ANÁLISES DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS COMO FERRAMENTA NA TOMADA DE DECISÃO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 545


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Vanderlei Ferreira De Sena , Jane Catherine Cruz , Cristina Carvalho Alves Lima , Edson De Sousa Viana , Jose Amaro Da Silva

ABSTRACT
As decisões nas organizações com propósito de ser cada vez mais assertivas fazem com que a necessidade de análises das demonstrações contábeis seja importante como ferramenta. Os demonstrativos contábeis já são vistos através de índices, como importantes meios para otimização dos lucros e análises dinâmicas e ganha espaço por evidenciarem as políticas financeiras da empresa, o histórico de obtenção de recursos, maximização de resultados e meios para tornar a gestão versátil. A Análise das Demonstrações Contábeis através do cálculo e análise dos índices econômico-financeiros facilita ao gestor a identificação dos aspectos positivos e negativos do desempenho empresarial. Este trabalho tem o objetivo de verificar de que maneira as informações derivadas da análise dos índices geram dados que auxiliam os gestores na tomada de decisões e melhorias na empresa. Os dados colhidos geram informações que embasam as análises, sendo assim, ter meios confiáveis são fundamentais para uma demonstração financeira coerente com o que realmente ocorre em dado momento. Com o objetivo de demonstrar que os estudos adequados dos índices obtidos pelas Análises das Demonstrações Contábeis, serão tanto mais eficientes quanto melhores informações produzir formando instrumentos eficazes para gerar informações que auxiliam gestores na evolução e obtenção de lucros em exercícios futuros das organizações. O método utilizado para a elaboração deste trabalho foi a pesquisa bibliográfica explicativa, que consiste na análise, registro e interpretação dos estudos existentes. Este trabalho demonstra que os estudos adequados dos índices obtidos pelas Análises das Demonstrações Contábeis, são ferramentas eficazes para gerar informações que auxiliam gestores na tomada de decisão contribuindo para a evolução e obtenção de lucros em exercícios futuros das organizações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Eva Maria Barbosa 20-10-2021 09:32:03

O seguinte trabalho evidenciou claramente a importância da análise das demonstrações são necessárias para ter uma visão quanto a situação da organização. Desta forma facilita a compreensão para os usuários internos e externos em sua tomada de decisão.

Foto do Usuário Débora Maria Gomes Ferreira 31-10-2021 11:01:45

Trabalhos com tema referente a análise das demonstrações contábeis geralmente são muito relevantes e colaborativos com os estudos de maneira geral. Concordo com os autores em relação a importância da análise dos índices econômico-financeiros, pois se torna uma maneira mais prática e perceber o reflexo das demonstrações financeiras, facilitando o seu entendimento e entregando uma informação mais útil. Parabéns aos autores pelo trabalho!

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 18:31:26

Ótimo tema em discussão. A contabilidade de fato possui técnicas antigas e seguras para registro das operações e escrituração, o método das partidas dobradas foi apresentado no Século XV e funciona até hoje. Mas, a ciência não é um fim em si mesma e precisa apresentar uma compreensão acessível dos seus resultados. Assim, surge a análise dos demonstrativos financeiros que oferece uma compreensão da situação patrimonial, financeira e de resultado. Como sugestão, trazer a percepção de análises efetuadas em outros países sobre as DC's e aplicar também ás empresas nacionais. A globalização também pode ser aplicada ao universo contábil.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.