Gestão de resíduos sólidos na indústria de plásticos utilizando a P+L

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 229


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Allan Thomaz De Araújo , Rafael Pazeto Alvarenga , Rosane Aparecida Gomes Battistelle , Jeniffer De Nadae , Laís Fernanda De Caldas

ABSTRACT
Num cenário ambiental cada vez mais em evidência, as empresas tem procurado métodos cada vez mais eficientes de diminuir suas emissões por motivos diversos, dentre os quais podem se destacar as pressões exercidas pelo poder público, mercado e a sociedade. Faz-se cada vez mais importante a adoção de medidas proativas, visando minimizar a geração de resíduos e diminuir os custos das operações. Dentre as várias medidas que podem ser tomadas tem-se a P+L, ou Produção mais Limpa, que surge como uma ferramenta que busca minimizar a geração dos resíduos na fonte, em substituição às práticas ''fim de tubo'' ou reativas. Desta maneira, este trabalho busca avaliar as práticas de gerenciamento de resíduos sólidos, através de um estudo de caso em uma indústria de plásticos do segmento de utilidades domésticas. Foram realizadas entrevistas com o corpo técnico da empresa através das quais diagnosticou-se os resíduos gerados nas operações de manufatura. Ao final,  foram propostas medidas para otimizar gerenciamento dos resíduos e minimizar a sua geração.  

  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Isabela Lopes Gomes 29-09-2021 19:23:57

A utilização das estratégias deveriam ser mais difundidas para as organizações, pois dentre os inúmeros benefícios, cita-se os ambientais, que contribuem para as condições de desenvolvimento humano atual das gerações futuras. Na percepção dos autores, a empresa não possui nenhuma ação proativa com relação ao gerenciamento de seus resíduos e que a maioria de suas medidas podem ser consideradas end-of-pipe, é uma realidade da maioria das empresas brasileiras?

Foto do Usuário Micaelly Katley Alves Pires 29-09-2021 19:28:02

Trabalho retrata a estratégia P+L, estratégia esta que deveria ser utilizadas proativamente pelas empresas. No estudo foram demonstrados, principalmente sob o aspecto financeiro, benefícios econômicos da utilização da estratégia P+L. Na opinião dos autores, porque as empresas sempre agem reativamente invés de proativamente?

Estratégia P+L tem tido cada vez mais a necessidade das empresas começaram a utilizar de forma positiva para contribuir com o meio ambiente. Na opinião dos autores, qual é a maior dificuldade e o porque a maioria das empresas não adotam estas medidas?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.