artigos
Convibra Conference - PERSPECTIVAS SOBRE A GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA
PERSPECTIVAS SOBRE A GOVERNANÇA UNIVERSITÁRIA

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Acessos neste artigo: 117


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Graziele Alano Gesser , Thuine Lopes Cardoso , Clésia Maria De Oliveira

ABSTRACT
As universidades têm um importante papel na Sociedade, dado sua função como produtora e difusora de conhecimentos e seu papel como agente de debate e pensamento crítico. Este trabalho teve como objetivo compreender o fenômeno da governança universitária a partir de pesquisas científicas reconhecidas sobre o tema. Para tanto, com base no critério de número de citações, foram selecionados dois artigos publicados em 2010, identificados por meio de busca na Base de Dados Scopus em setembro de 2020. Como resultados, verificou-se que os artigos selecionados possuem paradigmas bastante divergentes: enquanto um dos trabalhos apresentou uma visão reducionista e unilateral das universidades, o outro buscou enfatizar a universidade como uma instituição plural e desvendar os aspectos negativos gerados por essa pluralidade. Contudo, ambos deixam subentendida a definição de governança, o que pouco contribui para a construção do conceito da governança universitária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ana Rute Ribeiro Matos De Faria 26-10-2021 16:39:01

Trabalho bem redigido, de leitura fluida, com boa ortografia e gramática. Trouxe como contribuição a apresentação de duas fontes importantes sobre a temática da governança universitária, campo ainda carente de estudos no Brasil. Como sugestões, indicaria que o referencial teórico fosse reforçado, trazendo-se mais aspectos sobre a governança universitária e diferenciando a parte da governança que se preocupa com os indicadores acadêmicos, daquela que se aplica à parte administrativa das universidades (compras, contratos, etc). Achei um pouco confusa a apresentação do primeiro artigo base - no item 4 - ''Beyond the multiversity: Neoliberalism and the rise of the schizophrenic university'', pois não foi apresentado o objetivo do paper e nem suas principais conclusões, antes de se introduzir as ideias do texto em si. Como pergunta às autoras, gostaria de saber se pretendem realizar pesquisas semelhantes em outras bases de periódicos nacionais e internacionais. Obrigada e parabéns!

Foto do Usuário Rebeca Martins Do Amaral 01-12-2021 09:24:55

Tema de extrema relevância, trazendo reflexões cruciais para pensar o papel atual da universidade como disseminadora de conhecimento. Incluir mais estudos que abordem a temática, além de artigos mais citados, talvez trouxesse ainda mais proposições para confrontar as ideias entre os autores. Parabéns pela proposta de estudo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.