Elaboração da Matriz Qfd Para Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso pelos 5’Rs no Setor de Comércio Ambulante de Recife

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 223


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adny Beatriz Oliveira Silva , Taciana Barros Jerônimo

ABSTRACT
Em detrimento das sequentes mudanças econômico-financeiras que denotam impactos em todas as áreas sociais, as pequenas organizações tendem a, constantemente, direcionar seus esforços a fim de permanecerem ativas no mercado. No entanto, considerando-se a perspectiva comercial ambulante, esta tentativa de sobrevivência faz-se ainda mais complexa. Dado que este tipo de atividade, sucede-se, sobretudo, de forma flexível, improvisada e limitada, submetendo o vendedor ambulante a um vulnerável contexto, que pode acarretar graves riscos ao desempenho de sua pequena empresa. Nesse sentido, o Desdobramento da Função Qualidade (QFD), os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e os 5R’s Gerenciais, apresentam-se como significativas ferramentas à viabilização de melhorias operacionais dessas empresas em projeção (NUNES, 2019). Cujo, por intermédio de uma implementação integrada, constatou-se que a percepção administrativa de 28,8% dos ambulantes situados na cidade do Recife e participantes do presente estudo, sobreclassifica o fator Relacionamento, de maneira a priorizar a relação existente entre vendedor e cliente sobre os demais fatores abordados. Desse modo, o comerciante ambulante que objetiva desenvolver-se eficientemente no mercado, deverá coincidir seus esforços ao relacionamento e à assistência disposta ao cliente, tendo em conta que, o mesmo caracteriza-se como peça-chave ao sucesso desses pequenos negócios.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Erika Marcia De Souza 25-10-2021 21:03:24

Parabéns aos autores pelo estudo e sua contribuição na comunidade científica. No entanto deixo como sugestão a inserção de um resumo contendo a apresentação do tema, justificativa, objetivos da pesquisa, descrição sucinta da metodologia utilizada e resultados finais.

Foto do Usuário Eder Luz Xavier Dos Santos 26-11-2021 19:51:11

Parabéns por trazer a Matriz QDF para uma temática da economia social, o intuito de apresentar de forma direta os fatores ''os quês '' e os ''como'' na perspectiva do empreendedorismo individual. Recomendo o trabalho.

Foto do Usuário Maria Alejandra Bonilla 30-11-2021 11:24:09

O tema é relevante, pois aborda os FCS de profissionais autônomos pouco abordados em trabalhos acadêmicos. Para aumentar a relevância do trabalha poderia ser relizada uma análise da literatura internacional por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.