artigos
Convibra Conference - Elaboração da Matriz Qfd Para Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso pelos 5’Rs no Setor de Comércio Ambulante de Recife
Elaboração da Matriz Qfd Para Identificação dos Fatores Críticos de Sucesso pelos 5’Rs no Setor de Comércio Ambulante de Recife

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 67


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Adny Beatriz Oliveira Silva , Taciana Barros Jerônimo

ABSTRACT
Em detrimento das sequentes mudanças econômico-financeiras que denotam impactos em todas as áreas sociais, as pequenas organizações tendem a, constantemente, direcionar seus esforços a fim de permanecerem ativas no mercado. No entanto, considerando-se a perspectiva comercial ambulante, esta tentativa de sobrevivência faz-se ainda mais complexa. Dado que este tipo de atividade, sucede-se, sobretudo, de forma flexível, improvisada e limitada, submetendo o vendedor ambulante a um vulnerável contexto, que pode acarretar graves riscos ao desempenho de sua pequena empresa. Nesse sentido, o Desdobramento da Função Qualidade (QFD), os Fatores Críticos de Sucesso (FCS) e os 5R’s Gerenciais, apresentam-se como significativas ferramentas à viabilização de melhorias operacionais dessas empresas em projeção (NUNES, 2019). Cujo, por intermédio de uma implementação integrada, constatou-se que a percepção administrativa de 28,8% dos ambulantes situados na cidade do Recife e participantes do presente estudo, sobreclassifica o fator Relacionamento, de maneira a priorizar a relação existente entre vendedor e cliente sobre os demais fatores abordados. Desse modo, o comerciante ambulante que objetiva desenvolver-se eficientemente no mercado, deverá coincidir seus esforços ao relacionamento e à assistência disposta ao cliente, tendo em conta que, o mesmo caracteriza-se como peça-chave ao sucesso desses pequenos negócios.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Erika Marcia De Souza 25-10-2021 21:03:24

Parabéns aos autores pelo estudo e sua contribuição na comunidade científica. No entanto deixo como sugestão a inserção de um resumo contendo a apresentação do tema, justificativa, objetivos da pesquisa, descrição sucinta da metodologia utilizada e resultados finais.

Foto do Usuário Eder Luz Xavier Dos Santos 26-11-2021 19:51:11

Parabéns por trazer a Matriz QDF para uma temática da economia social, o intuito de apresentar de forma direta os fatores ''os quês '' e os ''como'' na perspectiva do empreendedorismo individual. Recomendo o trabalho.

Foto do Usuário Maria Alejandra Bonilla 30-11-2021 11:24:09

O tema é relevante, pois aborda os FCS de profissionais autônomos pouco abordados em trabalhos acadêmicos. Para aumentar a relevância do trabalha poderia ser relizada uma análise da literatura internacional por meio de uma Revisão Sistemática da Literatura.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.