COMPETÊNCIAS DO LÍDER EM UM MUNDO VUCA: UMA REVISÃO DE ESCOPO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 539


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ricardo Pereira , Leonardo Lincoln Leite De Lacerda , Cristiano José Castro Almeida Cunha

ABSTRACT
Volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade são os aspectos do atual ambiente corporativo. Neste contexto, as organizações que não estiverem adaptadas estarão fadadas ao insucesso e correrão sérios riscos de sobrevivência. A liderança, como processo condutor destas organizações, necessita estar adequada para tratar desses novos desafios. O propósito deste artigo foi analisar as competências necessárias para o líder no contexto VUCA. Para tanto, utilizou-se da revisão de escopo (scoping review), na qual foram identificadas as competências essenciais para os líderes e a liderança em um ambiente VUCA, dentre as principais: agilidade, alinhamento de equipes, capacidade de aprender, capacidade de decidir, capacidade de inovar, resiliência e autoconhecimento. Como sugestão de pesquisas futuras se aconselha a realização de trabalhos empíricos que atestem se as competências elencadas são as adequadas para o contexto de volatilidade, incerteza, complexidade e ambiguidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adolfo Plínio Pereira 25-10-2021 13:49:06

O artigo: Competências do Líder em um mundo VUCA: Uma revisão de Escopo, traz uma visão interessante sobre a Liderança, em especial, definindo as características mais adequadas na Liderança para os tempos atuais de grandes mudanças. O artigo é importante para a discussão do tema: Liderança nas organizações.

Foto do Usuário Marineide De Oliveira Aranha Neto 03-11-2021 16:27:32

Acho o tema relevante e atual. Como você bem apontou nas considerações finais, para uma revisão de literatura espera-se um escopo mais amplo de autores e visões. As competências elencadas são realmente primordiais para os líderes do atual mundo VUCA, porém cabe validação em pesquisas exploratórias. Parabéns pelo trabalho.

O trabalho aborda com clareza as competências da liderança no mundo VUCA, tema relevante e atual. Sinaliza a necessidade de estudos empíricos, fundamentais para verificar como as organizações estão desenvolvendo tais competências nas suas lideranças.

O trabalho aborda com clareza as competências da liderança no mundo VUCA, tema relevante e atual. Sinaliza a necessidade de estudos empíricos, fundamentais para verificar como as organizações estão desenvolvendo tais competências nas suas lideranças.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.