artigos
Convibra Conference - Gestão da Inovação em Micro e Pequenas Empresas: Possibilidades a Inovação
Gestão da Inovação em Micro e Pequenas Empresas: Possibilidades a Inovação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19;

Acessos neste artigo: 80


Certificado de publicação:
Certificado de Geferson Gustavo Wagner Mota Da Silva
Certificado de Henrique Michel Persch

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Geferson Gustavo Wagner Mota Da Silva , Camila Torzeski Von Grafen , Vitória Carolina Ferreira Bonfada , Viviane Rodrigues Lucca , Monica Silveira , Henrique Michel Persch

ABSTRACT
Diante da pandemia da covid-19, as empresas tiveram de se reinventar, especialmente as Micro e Pequenas Empresas, criando um ambiente em que o processo de inovação é obrigatório. Desta forma, o objetivo deste trabalho é compreender a percepção e as práticas de inovação de empresários de Micro e Pequenas Empresas (MPEs) diante da pandemia da Covid 19 nos anos de 2020 e primeiro semestre de 2021. Neste sentido, realizou-se o estudo com duas MPEs localizadas no município de Palmeira das Missões-RS. Os dados, foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas direcionado as proprietárias. O ramo de atividade escolhido foi o comércio, um sendo o do vestuário e o outro das flores respectivamente. A pesquisa pode ser classificada como de natureza qualitativa, sob a forma de pesquisa a campo. Já para a interpretação das informações nas entrevistas foi realizada a análise de discurso. Os resultados revelam que ambas as empresas são familiares, que as duas proprietárias atuam na organização, que o cenário pandêmico trouxe inovações relacionadas a práticas diárias nas empresas pesquisadas, por meio da experimentação, aprendizagem e adaptação tecnológicas. Destaca-se que o contexto da pandemia da Covid 19 acelerou-se o processo inovativo nestas empresas. O acesso a políticas e auxílio relacionado a inovação para as MPEs é dificultado, devido a burocratização. As empresas estudadas relatam que inovaram e assim continuam, mesmo na pandemia, buscando adaptar-se as novas regras sanitárias, ao novo comportamento do consumidor e a sua permanência junto a seus nichos de mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Trabalho está muito bom, bastante atual e através de pesquisa de campo faz uma análise de situações reais face às teorias sobre o assunto. Há uma real necessidade das empresas se inovarem sempre e a pandemia fez com que as mesmas se atentarem a isso. Acredito que talvez teria valido a pena ter expandido para mais algumas empresas para melhor sustentar uma conclusão sobre o assunto. Senti falta, na conclusão, das limitações encontradas para elaboração do artigo. Além disso, tomar cuidado com alguns pequenos erros de português, como ''está a quase 20 anos no mercado'', sendo o correto ''está há quase 20 anos no mercado'' (apenas um exemplo, mas erros similares ocorreram no texto). De forma geral está bem elaborado. Parabéns!

Apesar das possibilidades ensejadas pelas TDIC, as entrevistadas ainda se mostram receosas no que diz respeito a vendas on-line, entretanto, começam a cogitar a possibilidade em explorar este novo nicho, principalmente devido a facilidades propiciadas pelo Instagram, Facebook, WhatsApp, entre outros. Dentro do contexto o que pode ser proposto em termos de melhores práticas de uso das TDIC para quebrar a resistências das micro e pequenas empresas?

Foto do Usuário Katharine Valeriano Ferreira Lima 23-11-2021 11:25:20

Temática excelente e bem atual. Gostaria de parabenizar os autores pela abordagem e por trazer de maneira detalhada esse debate para o congresso.

Foto do Usuário Lucas Da Silva Melo 23-11-2021 16:39:34

Aos autores, parabéns pelo excelente trabalho! É fato que em tempos adversos as nossas rotinas, situações de inovação e adaptação para um novo padrão ou nova forma de visualizar as segmentações de uma empresa, são bem vindas! É um estudo atual, gerando empolgação para saber a tratativa analisadas pelos autores. Achei muito interessante, trazer dados reais e atuais, de empresários que se encaixa no padrão da amostra da pesquisa de vocês. Esboçando a necessidade de adapta-se aos aplicativos digitais e de comunicação, para assim conseguir sobreviver em uma nova era de consumidores.

Foto do Usuário Crislane Da Silva Pereira 01-12-2021 17:00:42

Parabéns aos autores pelo delineamento do trabalho. O processo inovador tem se tornado um pilar essencial na estrutura organizacional, uma empresa que adentra no mercado com isso delineado tem maior vantagem e diferencial competitivo. Isso foi perceptível no artigo de vocês, principalmente por abarcar dados atuais.

Foto do Usuário Ana Carla Dos Santos 02-12-2021 09:32:19

Excelente trabalho. Parabéns aos autores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.