artigos
Convibra Conference - COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO ABERTA: UM ESTUDO DE CASO EM INCUBADORAS PORTUGUESAS.
COMPETITIVIDADE E INOVAÇÃO ABERTA: UM ESTUDO DE CASO EM INCUBADORAS PORTUGUESAS.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Empreendedorismo e inovação;

Acessos neste artigo: 99


Certificado de participação:
Certificado de Arialba Carla Abrantes Rodini

Certificado de publicação:
Certificado de Arialba Carla Abrantes Rodini

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Arialba Carla Abrantes Rodini , Rudson Nogueira Gama , Mariana Galeano , Bruna Cristina Cé

ABSTRACT
O principal objetivo deste estudo foi verificar a adoção das práticas de inovação aberta nas incubadoras portuguesas assim como os tipos de parcerias adotadas como prática para apoiar as empresas incubadas. Relacionadas, principalmente com as trocas de tecnologias e ideias entre as PMEs incubadas. Como metodologia, optou-se por uma investigação de natureza exploratória, qualitativa e método de estudo de caso, por meio da elaboração de um questionário autoadministrado enviado à 105 incubadoras certificadas de Portugal, que permitiu concluir que existe uma distinção clara na implementação destas práticas entre incubadoras com relações diretas com  a universidades e centros de pesquisas, e incubadoras que não tem relações externas. Acerca das vantagens competitivas, conclui-se que para as PMEs incubadas  utilizar-se da expertise das incubadoras, que é fundamental para a realização da inovação aberta, sendo que as incubadoras que tem vínculos com as universidades são as que mais podem contribuir para essa prática.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Vanessa Costa De Oliveira 04-11-2021 19:29:47

Temática pertinente, interessante ler sobre as incubadoras portuguesas, até para fazer um comparativo com as brasileiras.

Foto do Usuário Ana Caroline Salviano Ramos 05-11-2021 22:02:16

A inovação aberta é uma grande oportunidade, sobretudo para empresas de pequeno e médio porte que dispõe de maiores limitações de recursos. Além do estudo abordar um tema relevante, discutiu o assunto na perspectiva do trabalho de incubadoras como fomentadoras da inovação entre as PMEs. Muito interessante! Obs: Não é possível visualizar completamente as questões do gráfico 2.

A pesquisa é muito relevante e apresenta os impactos positivos da inovação aberta com o foco nas PMEs. Poderia, como pesquisas futuras, pesquisar as empresas incubadas para identificar a percepção de seus representantes quanto aos benefícios usufruídos nesse processo de incubação.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.