artigos
Convibra Conference - ESTUDO DE CASO: MONITORAMENTO DA GESTÃO DE ESTOQUE DE DUAS MARCAS DE IOGURTES DE UMA EMPRESA CATERING EM MACAÉ RJ
ESTUDO DE CASO: MONITORAMENTO DA GESTÃO DE ESTOQUE DE DUAS MARCAS DE IOGURTES DE UMA EMPRESA CATERING EM MACAÉ RJ

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de Operações e Logística

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 82


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Isabela Gomes Cardoso , Giovana Fonseca Machado , Juliana Clemente Daer , Gilson Irineu De Oliveira Junior

ABSTRACT
Introdução: A gestão de estoque é negligenciada em muitas empresas, inclusive do ramo alimentício catering. O descarte de iogurtes por vencimento da validade foi observado na Unidade estudada, sendo importante ser investigado. Objetivos: Monitorar a gestão de estoque de 2 marcas de iogurtes (A e B) de uma empresa catering em Macaé–RJ, comparando meses de 2020 e 2021; analisar prejuízo financeiro e avaliar possíveis causas. Metodologia: Estudo de caso baseado em 2 períodos de estágio em Alimentação Coletiva ocorrido na empresa, a partir de etapas estabelecidas pela ferramenta 5W2H. Levantaram-se dados de saldo final, entrada e saída, controle e monitoramento semanal do inventário, verificação do quantitativo mensal de descarte, comparação da movimentação do estoque por meio de planilhas e gráficos, avaliação simulatória do prejuízo financeiro, e aplicação da ferramenta diagrama de causa-efeito para sintetização das causas. Resultados e discussão: A movimentação do estoque apresentou algumas inconsistências, mas ajudou a entender melhor o problema. O descarte de B diminuiu, enquanto de A aumentou ao longo do tempo, tendo ambos descarte nulo em fevereiro, em virtude de monitoramentos realizados. O prejuízo financeiro total simulatório foi expressivo e semelhante entre os meses analisados, o que se demonstrou ser negativo à empresa, com exceção de fevereiro. As causas do problema parecem ser diversas e dinâmicas, porém as principais e mais críticas parecem ser pela falha no planejamento de estoque e pela falta de monitoramento efetivo e periodicamente adequado dos produtos nas câmaras refrigeradas e do recebimento. Conclusão: A análise retrospectiva do problema possibilitará a implementação de medidas de correção na Unidade de acordo com seus recursos. É importante haver continuidade dessa avaliação a fim de evitar o descarte, pois, além do prejuízo financeiro, há impactos socioambientais envolvidos como consequência ao desperdício alimentar.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Erika Marcia De Souza 25-10-2021 21:05:05

Parabéns aos autores pelo estudo e sua contribuição na comunidade científica. No entanto deixo como sugestão a inserção de um resumo contendo a apresentação do tema, justificativa, objetivos da pesquisa, descrição sucinta da metodologia utilizada e resultados finais.

Foto do Usuário Jéferson Deleon Fávero 03-11-2021 12:16:16

As marcas/empresas aderiram as colocações e os achados na pesquisa?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.