artigos
Convibra Conference - EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA FEAAC/UFC
EFEITOS DA PANDEMIA DA COVID-19 NO ENSINO SUPERIOR SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DA FEAAC/UFC

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Ensino e Pesquisa em Administração;

Acessos neste artigo: 97


Certificado de participação:
Certificado de Gustavo Luna De Melo Jorge

Certificado de publicação:
Certificado de Gustavo Luna De Melo Jorge

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rafael Lima , Gustavo Luna De Melo Jorge

ABSTRACT
Este trabalho tem como objetivo geral identificar os efeitos da Covid-19 no ensino superior sob a perspectiva dos estudantes entrantes de graduação da FEAAC/UFC. Além disso, tem-se seguintes objetivos específicos: (a) apresentar dados sobre os efeitos da pandemia no campo da Educação; (b) investigar os métodos e tecnologias utilizados no ensino remoto em um contexto pandêmico; e (c) discutir a percepção dos discentes quanto a potenciais benefícios e dificuldades na condução do ensino de maneira remota. Partindo desses objetivos, a questão que norteia este artigo consiste em saber quais os efeitos da pandemia da Covid-19 no ensino superior, sob a perspectiva dos estudantes entrantes de graduação da FEAAC. O trabalho se classifica como descritivo, tendo em vista que pretende descrever um determinado fenômeno mediante observação. Parte de uma abordagem quali-quantitativa, com a finalidade de analisar os dados obtidos, interpretando o fenômeno descrito, bem como buscando sua melhor compreensão por meio de métodos matemáticos. Observou-se que as metodologias de ensino precisam estar em constante processo de (re)avaliação nessa situação de pandemia, uma vez que práticas adotadas de maneira satisfatória no modelo presencial podem se revelar extremamente inadequadas quando se fala em ensino remoto. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Cilene Aragão De França 25-10-2021 14:19:24

O artigo se faz muito relevante pois, mostra o quanto os professores a partir do momento de pandemia precisar REavalair constantemente suas metologias/ativas para o ensino superior a fim que que possa ter maior enganjamento e partiicipação dos discentes.

Foto do Usuário Amelia Toledo Da Silva Bauduina 08-11-2021 19:46:46

Parabéns pelo trabalho, trouxe um tema relevante principalmente por tratar da busca de estratégias para que o ensino não perca sua qualidade em situações de emergancia. Manter a qualidade em um trabalho tendo que se adaptar a situações adversas é um trabalho arduo, um pensar, planejar e traçar metas onde os integrantes da equipe nem sempre pensam de forma horizontal é desafiador, realmente se faz necessário que os discentes se envolvam mais em seu processo de aprendizado, entendendo que é o principal responsavel pelo seu crescimento e pelo seu futuro.

Foto do Usuário Pedro Balduino De Sousa Neto 08-11-2021 22:36:58

Parabéns pelo trabalho, boa escrita, e apresenta um tema relevante no momento da Pandemia do Covid-19.

O artigo trata de uma perspectiva acerca do cenário atual em que estamos vivendo, parabéns pela escrita e desenvolvimento do tema. Temos algumas sugestões para futuros trabalhos, comparar a perspectiva dos estudantes de graduação com a perspectiva dos mestres ou doutores, como também a comparação do seu trabalho a respeito da FEAAC/UFC com outra instituição, e ainda verificar a perspectiva dos estudantes que estão finalizando a graduação e não somente o público de estudantes entrantes.

Foto do Usuário Pedro José Zualo 29-11-2021 13:23:30

Um artigo interessante e reflexivo a volta da pandemia no Ensino Superior. Muitos desafios na nova forma de ser e estar do Ensino Superior embora isso exija recursos e investimentos. A nova conjuntura requer iniciativas no Ensino Superior. Bom trabalho elaborado.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.