artigos
Convibra Conference - EMPREENDEDORISMO SOCIAL E ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E O PERFIL DE SEUS IDEALIZADORES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG
EMPREENDEDORISMO SOCIAL E ESTRATÉGIAS DE INOVAÇÃO: UMA ANÁLISE DOS NEGÓCIOS DE IMPACTO SOCIAL E O PERFIL DE SEUS IDEALIZADORES NA CIDADE DE BELO HORIZONTE/MG

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Terceiro Setor e Responsabilidade Social

Acessos neste artigo: 63


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rebeca Pires Oliveira , Maria Elizabeth Antunes Lima , Marina De Almeida Cruz

ABSTRACT
Os negócios com impacto social são iniciativas que objetivam a geração de serviços e produtos mais eficazes de combate à pobreza e seus idealizadores são reconhecidos como empreendedores sociais. Este estudo visou contribuir para uma maior compreensão deste tema que vem recebendo atenção, no decorrer dos últimos anos, do meio acadêmico, das organizações empresariais e da sociedade em geral. O referencial teórico apresentou as diferentes visões em torno desse tipo de negócio que, por se tratar de uma reflexão recente, não se alcançou ainda um consenso em torno do seu significado. A pesquisa foi baseada em análise documental, questionários e entrevistas. Os resultados obtidos permitiram identificar que os empreendimentos sociais, na cidade de Belo Horizonte, em sua maioria, voltam-se para as áreas da saúde e do meio-ambiente. O perfil identificado é o de um empreendedor do sexo masculino, jovem e com nível de escolaridade elevado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Pereira 23-10-2021 18:09:37

Em primeira análise, importante salientar a importância do trabalho e congratulo as autoras pela escolha de tema tão relevante para o campo. A pesquisa está muito bem estruturada, embora mereça alguns ajustes para sua completude. No que concerne à fundamentação teórica, apesar de bem escrita e trazendo conceitos importantes, carece de recenticidade, ou seja, trazer referências mais atuais para debate (ex: https://www.researchgate.net/publication/344372860_Negocios_sociais_origem_caracterizacao_e_desafios). Com relação ao metódo, fica claro a escolha da técnica de coleta utilizada, embora necessite de informação com realção à análise dos dados. Por fim, sugere-se que haja uma confrontação (discussão) entre os dados obtidos e analisados com a fundamentação teórica exposta.

Foto do Usuário Elidiane Borges Pereira 25-10-2021 21:51:48

Interessante a ligação feita no texto sobre o empreendedorismo e a responsabilidade social, fator que além de favorecer a imagem dos negócios propicia melhor retorno à sociedade e meio ambiente também. A análise dos perfis dos empreendedores ficou bem detalhada. O artigo está com estrutura ótima. Parabéns! Sugestão: poderia incluir na análise mais informações abordadas no referencial teórico, como os tipos de inovação.

Foto do Usuário Leonardo Lincoln Leite De Lacerda 26-10-2021 20:13:23

Espero que minhas contribuições ajudem a melhorar o trabalho. 1. Na introdução, interessante utilizar de vasta referência bibliográfica para dar mais solidez ao seu objetivo de estudo. 2. Revisão de literatura interessante, trazendo as diferentes matizes sobre o tema. 3. Seria interessante acrescentar nos procedimentos metodológicos como foi realizado o pré-teste do questionário (Com quem? Com quantos? Por quê?). E também a forma de seleção dos três entrevistados. 4. Nas considerações finais, importante retomar o objetivo do estudo, suas limitações e oportunidades de futuras pesquisas.

Foto do Usuário Miguel Da Silva Leão 01-12-2021 12:10:08

Tema relevante e atual, que todos deveríamos nos envolver de alguma forma, mostrando ações que não visam somente o lucro, mais principalmente a inclusão social de pessoas que precisam de uma ajuda ou esclarecimentos para ter vida mais digna. As demonstrações de atividades de pessoas que fazem suas empresas com um objetivo de só ajudar, sem obter dividendos, como também os que tem dividendos para futuras expansões, mostra que ainda existem pessoas que se preocupam o seu semelhante. Seria interessante mais trabalhos deste assuntos para termos conhecimentos de uma gama maior de negócios sociais e que possa estimular outros a implementarem em suas regiões.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.