Uma Análise Sobre o Comportamento do Consumidor no Mercado de Streaming

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Administração da Informação;

Acessos neste artigo: 445


Certificado de publicação:
Certificado de Marcel Ginotti Pires

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilberto Perez , Alessandra Costa Akamine , Hector Eidi Maeda Franco Takamoto , Raphael Quirino Dos Santos , Vinícius Henrique Da Silva , Marcel Ginotti Pires

ABSTRACT
O surgimento e a consolidação das plataformas de streaming de vídeo e música resultaram em grandes mudanças nas formas de consumo de mídia. Os serviços de streaming apresentaram uma nova maneira dos consumidores se relacionarem com conteúdos audiovisuais. O mercado está em um momento de forte concorrência e as empresas estão aprimorando os seus serviços para conquistar o consumidor final. Observando este cenário, esta pesquisa tem por objetivo principal identificar o que é determinante para os consumidores no momento de assinar uma plataforma de streaming, dentre tantas opções possíveis. Um dos propósitos do estudo é ser útil para as empresas e para quem estuda este setor com o fornecimento de informações sobre as ações do consumidor no mercado de streaming. O método aderido no estudo foi pesquisa quantitativa, utilizando como ferramenta de coleta de dados um questionário eletrônico. As respostas foram analisadas em uma abordagem estatística descritiva. No processo analítico os dados indicaram que os consumidores são exigentes e os aspectos social e cultural têm influência na decisão de assinar as plataformas; os fatores de maior relevância para os consumidores de plataformas de streaming são: a experiência na plataforma e as novidades no conteúdo.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gustavo Barbieri Lima 28-10-2021 13:52:16

Referencial teórico bem elaborado. Metodologia adequada e pertinente. Muito bem escrito.

Foto do Usuário Mariana Lopes Ribeiro De Carvalho 03-11-2021 11:55:16

Trabalho bem escrito e um tema muito interessante e diferenciado. Referencial, metodologia e resultados bem elaborados e com muita clareza. Ótima escolha do tema para analisar o comportamento do consumidor, já que se trata de um tema totalmente envolvido na rotina dos consumidores. Parabéns!

Foto do Usuário Alexandre Borba Da Silveira 05-11-2021 21:25:32

Parabéns pela escolha do tema e pelo estudo que está bem escrito. O destaque do artigo está no seu referencial, metodologia e resultados bem elaborados e com muita clareza. No entanto, acredito que pode explorar melhor o tema das plataformas digitais. Como as plataformas digitais moderam e moldam o comportamento de consumo? É possível analisar relações entre adoção vs ações tecnológicas? Fica como dica de futuros estudos.

Foto do Usuário Lucas Da Silva Melo 25-11-2021 16:46:35

Os autores estão de parabéns, a minha geração foi a do mp3, já tínhamos músicas extraídos de forma digital, e filmes gravados da internet. Porém um choque de realidade, quando ia na casa do meu avô apenas 45 segundos da minha casa, escutava disco de vinil, Cd’s e fita cassete. Amava demais aquilo tudo! Ainda assisti algumas fitas de vídeo, mas a minha geração já foi bem digital. Eu tinha que organizar os arquivos em mp3 por pastas, e era uma bagunça ficar procurando músicas novas. Quando descobri o meu velho e atual companheiro Spotify, foi enriquecedor, logo larguei toda aquela quantidade de giga armazenado. A alta qualidade, facilidade em criar playlists e levar comigo seja na web, no celular e no pc... facilitou demais minha vida. Lembro que meus pais compraram a primeira smart tv da minha casa, a Netflix era iniciante ainda... inclusive tinha a opção de alugar os filmes em blu-ray e dvd. Mas, era pequeno o acervo, a internet ainda era dsl mas dava pra assistir em 480p e as vezes 720p. Hoje, quando ligo a tv... ou melhor, central de mídia. Me deparo com canais de todas as plataformas digitais, vários aplicativos de streaming, inclusive de jogos. Eu amo essa geração que não depende mais do hardware e do armazenamento, eu bem sei como era difícil manter. O trabalho foi muito bem explorado, falei alguns fatos que acompanhei até para vocês levarem em consideração para saber como foi relevante pra mim esse estudo. Lucas, 24 anos, João Pessoa – Pb.

Foto do Usuário Ana Beatriz Oliveira Manchester 30-11-2021 15:21:11

Excelente trabalho, tema muito interessante e totalmente em voga na atualidade. Parabéns aos autores!

Foto do Usuário Hector Eidi Maeda Franco Takamoto 03-12-2021 09:37:54

muito completo!!!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.