artigos
Convibra Conference - Home Office no Brasil: Um Estudo com Enfoque na Pandemia Causada pela Covid-19
Home Office no Brasil: Um Estudo com Enfoque na Pandemia Causada pela Covid-19

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Evidências científicas e relatos de experiência sobre Covid-19

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 120


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Gilberto Perez , Erika Marlene Quispe Lipa , Erinaldo Almeida Freire , Sérgio Miranda Dos Santos , Renato De Souza Santos , Karine Nascimento De Oliveira 616

ABSTRACT
Com esta pesquisa apresenta-se uma análise sobre qual é a percepção dos trabalhadores   em home   office, durante a   pandemia causada pela covid-19. No contexto de uma realidade adversa em que o trabalho tradicional teve uma transição forçada para o do home office, focando nas   adversidades que o trabalhador enfrentou para este processo, procedendo de estudos que já reconhecem esta realidade. A abordagem metodológica se enquadra no paradigma quantitativo, por meio de técnicas de estatística descritiva e multivariada, sendo que na coleta de dados foi utilizado um questionário eletrônico, respondido por 190 participantes. Os resultados obtidos com a análise dos dados coletados estão baseados nos fatores identificados na análise estatística descritiva e análise fatorial, que indicam aspectos positivos, vantagens e impactos causados pelo trabalho em casa. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Rafaela De Almeida Araújo 22-10-2021 11:01:24

senti falta de um justificativa, com a lacuna de estudo.Qual foi o questionário utilizado? Foi previamente utilizado em outras pesquisa? em relação aos cargos ocupados, os classificados como ''outros'' qual seria esses cargos, poderiam ter exemplos na própria escrita do texto, já que o mesmo representa quase metade da população analisada.

Foto do Usuário Letícia Peret Antunes Hardt 26-10-2021 09:27:38

De elevado interesse à ciência, principalmente na anunciada ''era pandêmica'', o artigo revela informações relevantes para enfrentamento de adversidades impostas pela Covid-19 e por prováveis eventos similares no futuro. Para aprofundamento do trabalho, propõe-se o detalhamento de determinados procedimentos metodológicos adotados e a contextualização dos resultados da amostra em relação ao universo amostral, além da superação das limitações e da consideração das recomendações expostas no próprio texto.

Foto do Usuário Aline Francilurdes Nery Do Vale 26-10-2021 11:35:24

Caros autores, primeiramente gostaria de parabenizá-los pela pesquisa. Trago algumas sugestões com o objetivo de contribuir com a melhoria do manuscrito. Na metodologia é importante informar se o questionário utilizado já está validado a realidade brasileira. A que autor (es) pertence (m) este questionário? Quantas questões o questionário apresenta? Sugiro acrescentar literatura internacional no referencial teórico. Nas referências bibliográficas, atenção para a ultima referência, pois está faltando o ano do estudo.

Foto do Usuário Juliana Carvalho De Sousa 05-11-2021 17:02:42

Sugiro detalhar na metodologia se o questionário está validado a realidade brasileira e também acrescentar no referencial teórico estudos da literatura internacional e de preferência dos últimos cinco anos.

Foto do Usuário álvaro José Periotto 13-11-2021 10:17:35

Entre as considerações do trabalho, foi pontuado que ''há indícios que os trabalhadores parecem dar mostra de uma relativa satisfação de trabalhar em casa, e consequentemente conseguem ser mais produtivos, organizados, e possibilita a eles, a autonomia laboral...''. De fato, há diversas concepções sobre a satisfação no trabalho, mediante fatores que tanto podem atuar como determinantes ou como uma de suas consequências. Exemplo: o relacionamento com colegas de trabalho pode determinar satisfação no trabalho e, em outras situações, a satisfação no trabalho pode gerar melhores condições de relacionamentos. Sejam fatores determinantes ''de uma relativa satisfação'' ou consequência, eles precisam ser identificados e compreendidos para o aperfeiçoamento dos mecanismos no trabalho. Pergunto e também sugiro aprofundamento: avaliem se os estudos realizados poderiam segmentar os fatores de satisfação no trabalho em home office no Brasil, visando possíveis estratégias ''pós pandemia''.

Foto do Usuário Lucas De Souza 29-11-2021 21:14:56

Olá! Excelente temática para ser trabalhada no momento atual que a vivenciamos nas organizações. Abraço!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.