artigos
Convibra Conference - EMPREENDEDORISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: POSSÍVEIS ABORDAGENS ACADÊMICAS
EMPREENDEDORISMO E ECONOMIA SOLIDÁRIA: POSSÍVEIS ABORDAGENS ACADÊMICAS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Empreendedorismo e inovação

Temas Correlatos: Economia Solidária;

Acessos neste artigo: 93


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bárbara Anastácia Wagner Teles , Thamires Lacerda R. Sampaio

ABSTRACT
O mundo globalizado e neoliberal traz efeitos significativos do ponto de vista econômico que repercutem no âmbito social ao passo que precariza as condições e relações de trabalho em virtude da flexibilização e desregulamentação dos direitos dos trabalhadores. Esse cenário acaba sendo palco para ascensão de dois movimentos, cada qual com sua ideologia específica: de um lado o Empreendedorismo que traz um discurso na maioria das vezes vinculado a possibilidade de solucionar o desemprego estrutural e de outro lado a Economia Solidária que se apresenta como um movimento social contra hegemônico baseado em princípios de autogestão e solidariedade. As Instituições de Ensino Superior incorporam ambos discursos a depender das características específicas de seus cursos, seja por meio de ensino, pesquisa ou extensão. Embora em alguns momentos os discursos se limitem ao viés econômico, reforçando muitas peculiaridades do projeto neoliberal, a tendência de uma abordagem mais crítica do empreendedorismo e o fortalecimento ideológico dos pressupostos principais da Economia Solidária convergem com o papel dessas instituições na reflexão acerca da inclusão social.

Palavras-chave: Neoliberalismo; Instituições de Ensino Superior; Empreendedorismo; Economia Solidária.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Leonardo Lincoln Leite De Lacerda 26-10-2021 20:28:27

Espero que minhas contribuições ajudem a melhorar o trabalho. 1. Na introdução, interessante utilizar de vasta referência bibliográfica para dar mais solidez ao seu objetivo de estudo. 2. Revisão de literatura está ok. E interessante a reflexão sobre o papel das IES frente ao empreendedorismo e à economia solidária. 3. Importante inserir procedimentos metodológicos, mesmo que não seja uma escrita ampla. Poderia trazer aspectos sobre o período de pesquisa, a escolha das fontes bibliográficas 4. Não ficou claro para mim o projeto de impacto: foi desenvolvido pelos pesquisadores ou por terceiros? A empresa pagou um montante, mas o projeto ainda não foi feito? 5. Nas considerações finais, importante retomar ao objetivo da pesquisa, e acrescentar as limitações do estudo e oportunidades de futuras pesquisas.

Foto do Usuário Vanessa Costa De Oliveira 04-11-2021 19:33:20

Temática muito atual e importante para a nova geração.

Foto do Usuário Ana Caroline Salviano Ramos 05-11-2021 22:11:01

O estudo faz uma discussão relevante sobre o Empreendedorismo, que é visto como sendo capaz de gerar emprego e renda, e sobre a Economia Solidária, que busca uma perspectiva solidária e contrária ao paradigma vigente. Como forma de acrescentar e ampliar ainda mais o interesse pelo artigo, seria interessante apresentar como se deu a pesquisa indo além da breve caracterização da pesquisa. Por exemplo, quais foram os documentos analisados e quais os critérios de seleção desses documentos. O prazer na leitura do artigo acaba suscitando curiosidades e questionamentos como esses.

Foto do Usuário Wilson Chagas Gouveia 30-11-2021 14:26:03

Barbara parabéns a você e a Thamires pela pesquisa, vocês afirmam em seu artigo que “o fortalecimento ideológico dos pressupostos principais da Economia Solidária – como solidariedade e autogestão – convergem com o papel social das IES na inclusão social. Então minha questão é em termos práticos a Economia Solidária exercida através das cooperativas já não estariam fazendo esse papel de inclusão social das pessoas? Seja através dos programas de microcrédito do BNB ou das grandes e lucrativas cooperativas instaladas no Paraná?

Foto do Usuário Rebeca Martins Do Amaral 30-11-2021 21:55:55

Gostaria de parabenizar as autoras pela escolha da temática, cujo escopo também considero de grande relevância. Proposta interessante que tem muito a enriquecer as perspectivas tradicionais, promovendo debates e um olhar mais crítico de que estes dois conceitos tem ligações singulares! Sucesso!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.