artigos
Convibra Conference - CULTURA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DA AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS
CULTURA ORGANIZACIONAL: ANÁLISE DA AQUISIÇÃO DE UMA EMPRESA DE AUTOPEÇAS NO ESTADO DE MINAS GERAIS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Teoria das Organizações

Acessos neste artigo: 79


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Grazielle Labanca Do Prado Santana , Marina De Almeida Cruz , Fernando Coutinho Garcia

ABSTRACT
Este artigo aborda a cultura na aquisição em uma empresa de autopeça e tem como objetivo principal descrever e analisar a cultura organizacional antes e após sua aquisição. Para tanto, utilizou-se um estudo com abordagem quantitativa, por meio de um estudo de caso com base descritiva. A pesquisa ocorreu em dois momentos, possuindo corte temporal, de forma longitudinal, em que se acompanharam as mudanças no decorrer do tempo. Para a coleta de dados, utilizou-se questionário, desenvolvido por Ferreira et al. (2002) que se baseia nos principais elementos constitutivos da cultura organizacional na empresa. Os dados apurados tiveram suas estatísticas descritivas e técnicas gráficas usadas para cada dimensão. Como embasamento teórico, realizou-se um panorama sobre os processos de fusões e aquisições, levantamento sobre cultura, cultura organizacional e os seus elementos. A empresa, nos dois momentos de sua gestão, apresentou afinidades nas culturas organizacionais aplicadas. No entanto, foi identificado nos dados demográficos e ocupacionais uma mudança na média de tempo de empresa dos funcionários após a aquisição, sugerindo uma renovação do quadro de funcionários após o processo de aquisição.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Gevair Campos 29-09-2021 20:28:53

O trabalho retrata a cultura organizacional antes e depois de uma aquisição. O processo de aquisição, pode ter entre seus gargalos a incorporação da cultura da organização adquirida, bem como a implantação da cultura da empresa que está adquirindo. As duas empresas apresentam 100% dos colaboradores brasileiros, na percepção dos autores, a que se deve a divergência entre as empresas, no que tange a relacionamento interpessoal e rigidez na estrutura de poder?

Foto do Usuário Eduardo Zeferino Maximo 12-11-2021 10:47:05

O Trabalho tem o foco em realizar a comparação se a cultura organizacional sofre mudanças ou não após uma organização ser ''comprada'' por outra. Trabalho relevante e com aspecto positivo a fim de avaliar melhor esse panorama, Como sugestão avaliar o uso de referencias mais atuais, afim de trazer o artigo para os dias atuais.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.