artigos
Convibra Conference - FATORES ESTRESSORES EM PROFESSORES? QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO EM JOÃO PESSOA - PB
FATORES ESTRESSORES EM PROFESSORES? QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO MÉDIO EM JOÃO PESSOA - PB

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 100


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Amanda Raquel De França Filgueiras D´amorim , Manuelle Cristine Silva , Lidiana Dos Santos Magalhães , Ramon Schnayder De França Filgueiras D Amorim , Odaelson Antonio Clementino Da Silva

ABSTRACT
O presente artigo tem por objetivo verificar o impacto da adoção da QVT na diminuição de fatores estressores e doenças ocupacionais na instituição de ensino médio de João Pessoa PB. Com as constantes transformações no mercado, demandam mudanças organizacionais as quais afetam a relação entre indivíduo e organização. Com isso, os estudos sobre a qualidade devida no trabalho ganham um novo espaço. Neste contexto, o estudo proposto busca avaliar, por meio da perspectiva da amostra com todos os professores desta instituição de ensino público, como a qualidade de vida no trabalho pode trazer benefícios para organização de uma forma geral, e quais os impactos que a falta de programas voltados para a QVT podem trazer ao ambiente organizacional, podendo agravar casos de estresse e possibilitando a geração de quadros de doenças ocupacionais. Para chegar à análise dos objetivos propostos e almejando a captura de dados que sejam relevantes para a construção deste trabalho, aplicou-se um questionário on-line com 32 perguntas pré-estruturadas junto a amostra total de 24 professores da instituição. A abordagem metodológica utilizada foi de cunho qualitativo e quantitativo, quanto aos meios de investigação utilizou-se da estatística descritiva, de caráter exploratório com fundamentação teórica bibliográfica para melhor entendimento e estudo de caso. Com isso, os principais resultados encontrados na pesquisa, observou-se a necessidade de implantação de um programa voltado para a qualidade de vida no trabalho para esses professores, como exemplo a implantação de um ambiente para descanso e lazer, uma vez que, trata-se de uma profissão estressante, como mostra o presente estudo. Ademais, o estudo visa contribuir ainda mais com o tema abordado mostrando a importância do assunto na atualidade.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Francilurdes Nery Do Vale 20-10-2021 15:04:55

Caros autores, como forma de contribuir com o manuscrito, sugiro informar na metodologia se o questionário utilizado foi elaborado pelos próprios autores com base na literatura mencionada ou se foi baseado em algum outro roteiro já validado. Sugiro também inserir referências atuais e internacionais no referencial teórico. Nas considerações finais, inserir as limitações da pesquisa. No mais, parabéns pela elaboração do trabalho!

Foto do Usuário Daniela Lombardi Schaefer 25-10-2021 15:04:29

Caros Autores, parabéns pela temática escolhida, pois estudar o estresse no ambiente organizacional no segmento da educação se torna imperativo no contexto de mundo em que vivemos, onde as doenças emocionais oriundas da dinâmica do trabalho tem-se tornado frequentes e alarmantes no século 21. Como sugestão para ampliação estudo, importante acrescentar os efeitos da pandemia no contexto educacional como gatilhos para desencadeamento do estresse, e como medidas de QVT podem minimizar as consequências desse fenômeno entre os professores.

Foto do Usuário Juliana Carvalho De Sousa 05-11-2021 17:49:55

Prezados autores, seria interessante inserir mais estudos internacionais e de preferência dos últimos cinco anos. Também senti falta de um maior detalhamento dos aspectos metodológicos.

Caros autores: parabéns pelo trabalho. Trata-se de tema atual e relevante. Minha sugestão, além das já apresentadas pelos comentaristas é analisar em novo estudo quais as alterações e impactos da pandemia na qualidade de vida dos professores.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.