artigos
Convibra Conference - Cultura Organizacional em uma IES privada na visão dos líderes: Um estudo sobre os níveis e dimensões da cultura focado em um dos seus cursos
Cultura Organizacional em uma IES privada na visão dos líderes: Um estudo sobre os níveis e dimensões da cultura focado em um dos seus cursos

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 70


Certificado de publicação:
Certificado de Daniela Lombardi Schaefer

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Daniela Lombardi Schaefer

ABSTRACT
Este trabalho teve como objetivo compreender a cultura organizacional em uma IES privada, em um de seus cursos, a Faculdade de Enfermagem em seus níveis e dimensões de cultura, com o foco do estudo aos artefatos, valores declarados e crenças, adaptação externa e integração interna. Participaram, na condição de entrevistados, três diretores do curso de enfermagem, que ocuparam a função principal a frente do curso, sendo que dois deles ocuparam o cargo no passado, e o outro ocupa o cargo atualmente.  
O estudo baseou-se nas entrevistas de abordagem qualitativa e análise documental. Os resultados apontam para manifestações de cultura em seus níveis de artefatos e valores declarados, que podem ser reflexo das suposições fundamentais básicas. As dimensões de cultura adaptação externa e integração interna se mostraram interdependentes e essenciais na evolução e maturidade da faculdade. Nesse histórico da faculdade, foi possível observar aspectos da dimensão cultural relacionada a suposição sobre o tempo, o que trouxe traços importantes desta cultura organizacional.
O Referencial deste trabalho foi construído com base nos estudos de Cultura de Joanne Martin (2002) e Edgard Schein (2009). Segundo Martin (2002), os conceitos de cultura podem ser agrupados em 3 abordagens, sendo o nível de profundidade de Interpretação a utilizada por Schein (2009) o qual define três planos: artefatos, valores e suposições básicas. O autor descreve também no que a cultura consiste. O conteúdo das culturas organizacionais reflete os problemas finais que cada grupo enfrenta: lidar com seu ambiente externo e gerenciar sua integração interna.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Ricardo Pereira 23-10-2021 18:45:01

Preliminarmente, importante salientar a importância do trabalho e congratulo a autora pela escolha de tema tão relevante para o contexto organizacional. o Trabalho está bem estruturado, embora mereça alguns ajustes para sua completude. Importante que o resumo seja sintetizado para no máximo 250 palavras. Com relação à fundamentação teórica, importante considerar referências mais atuais ( dois pontos cruciais que devem ser considerados em pesquisas científicas, em especial na parte teórica desses estudos, quais sejam: cientificidade e recenticidade. Nos procedimentos metodológicos é importante que fique claro as técnicas de coleta e análise de dados. Por exemplo no trecho: ''o método utilizado foi a análise temática e a técnica escolhida foi a análise template de Neigel King, que é um método de organizar e analisar tematicamente dados qualitativos que foram aplicados em uma ampla gama de áreas de pesquisa nas ciências sociais (King,2012)''. Creio que há uma incoerência no trecho. Adequar essa parte já que trata da técnica de análise dos dados e não do método utilizado. Desejo sucesso com o trabalho.

Foto do Usuário Pablo Marlon Medeiros Da Silva 28-11-2021 11:28:34

Parabenizo a autora pelo trabalho relevante! deixo como sugestões enxugar o resumo, pois ele está bem além dos padrões de um evento ou periódico; acrescentar na introdução quais são as contribuições do estudo para a ciência, Administração e organizações; atualizar e citar mais no referencial teórico (o texto tem bastantes fragmentos com a visão pessoal da autora, o que não é amplamente aceito pela academia e ciência. Além disso, o texto carece de mais citações dos últimos cinco anos); A metodologia está muito curta, faltando ao trabalho aspectos importantes como tipologia da pesquisa (descritiva? exploratória? explicativa?), quando foi realizado o estudo? qual foi o método de análise de dados? As referências são incipientes e fora do padrão da ABNT, o que necessitam ser revistas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.