PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: UMA ANÁLISE DO PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES MILITARES DO EXÉRCITO BRASILEIRO

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Pública

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 421


Certificado de publicação:
Certificado de Josenai Oliveira Terra

Certificado de participação:
Certificado de Jeferson Roberto Lima Pereira

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Jeferson Roberto Lima Pereira , Breno Augusto Diniz Pereira , Israel Braian Da Silva Silva , Josenai Oliveira Terra

ABSTRACT
As ambiências organizacionais e operacionais contemporâneas são voláteis, incertas, complexas e ambíguas, prescrevendo que as organizações públicas priorizem a mobilidade em detrimento da radicalidade, flexibilidade em relação a rigidez, adaptabilidade sobre resistência, efemeridade sobre durabilidade e capacidade de resposta sobre a contenção, assim planejar e gerenciar de forma estratégia é fator de perenidade e de garantia de relevância para qualquer organização. É neste contexto que reside a importância deste estudo, pois em relação ao panorama que apresenta a evolução conceitual da Gestão Estratégica Organizacional, observa-se que há espaço para novas compreensões, principalmente, a partir de aplicações empíricas em diferentes contextos organizacionais, que vão permitir que conceitos e pressupostos da teoria possam ser verificados frente à complexa realidade do mundo organizacional, trazendo assim aos pesquisadores e gestores públicos novas possibilidades de entendimento frente a Gestão Estratégica. O objetivo deste estudo é analisar o Processo de Implementação do Planejamento e da Gestão Estratégica das Organizações Militares do Exército Brasileiro em relação aos principais modelos teóricos. O método de pesquisa adotado foi o hipotético-dedutivo e a abordagem utilizada foi a qualitativa. As técnicas de pesquisa foram as pesquisas em arquivos, bibliográfica, documental física e digitalizada. O estudo concluiu que são oportunidades de melhoria no processo de planejamento e gestão estratégica das organizações militares do Exército Brasileiro a análise de impactos dos fatores ambientais externos nos fatores internos, a priorização e a harmonização das estratégias formuladas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Aline Kárem Santos Carvalho 08-10-2021 19:53:51

Parabenizo os autores pela temática, porém senti falta de uma sessão que aborde de maneira mais clara os resultados da pesquisa documental realizada através de documentos físicos e digitalizados, conforme destacado no resumo, a estrutura adotada contemplou bastante referencial teórico, não ressaltando claramente parte da metodologia e resultados.

Foto do Usuário Taiane Keila Matheis 29-11-2021 21:23:58

Parabéns aos autores pela desenvoltura do tema, é notório o empenho do Exército Brasileiro em desenvolver modelos de Planejamento Estratégico Organizacional. No entanto, como destacado pelos autores não há evidências de quais elementos são os condutores para a definição da estratégia das Organizações Militares.

Foto do Usuário Edval Carlos Dos Santos Filho 30-11-2021 09:39:51

Muito bom este trabalho, fortalecendo o caráter teórico das abordagens de gestão nas orgnizações públicas com foco na excelência. Poderia citar o Modelo de Excelência em Gestão da FNQ com mais afinco.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.