artigos
Convibra Conference - Efeitos da Pandemia da Covid 19 Sobre a Gestão do Microcrédito Urbano do Banco do Nordeste do Brasil
Efeitos da Pandemia da Covid 19 Sobre a Gestão do Microcrédito Urbano do Banco do Nordeste do Brasil

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 71


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cícero Leonardo De Carvalho Ribeiro , David Tahim Alves Brito , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Sandra Maria Dos Santos

ABSTRACT
O papel dos bancos públicos em momentos de crises econômicas tem sido objeto de análise em diversos estudos acadêmicos no Brasil e no exterior. Este artigo une-se à discussão ao analisar o desempenho do Banco do Nordeste, um banco público de atuação regional, em seu programa de microcrédito urbano, Crediamigo, durante a, até então, fase mais aguda da pandemia da Covid 19 no Brasil. Compreendido entre março e setembro de 2020, o período é marcado pela implementação das necessárias medidas de isolamento social e, consequentes, recessão econômica e redução dos níveis de ocupação e renda no País, inclusive de empreendedores individuais, foco do atendimento do Programa. Por meio de análise descritiva, o estudo avalia o comportamento do Crediamigo, que é considerado a maior operação de microcrédito produtivo da América do Sul, em variáveis relacionadas à participação de mercado, desembolsos e carteira de clientes. Lança mão, ainda, do método matemático Análise Envoltória dos Dados para medir a eficiência das gerências regionais do Programa. Os resultados sinalizam movimento contracíclico do microcrédito do BNB em relação aos bancos concorrentes, manutenção da carteira ativa de clientes, evolução dos desembolsos, contudo, com inferior capacidade de inclusão de novos empreendedores no Programa. Entre as gerências regionais, o estudo identificou disparidades importantes de eficiência, sugerindo aprofundamento da análise sobre tal discrepância.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Derivan Galdino França 22-10-2021 21:47:12

Artigo bem desenvolvido, com tema atual, sendo mais um trabalho onde buscasse entender como empresas passaram e passam pelo período de pandemia, parabéns.

Foto do Usuário Késsia Raquel Matos Garcia 26-10-2021 22:13:09

Primeiramente parabéns pelo o artigo, trazendo um tema bastante importante na sociedade. Alguns pontos de melhorias são: colocar citações mais recentes, verificar formato e tamanho das tabelas e quadros, na conclusão especificar os resultados dos objetivos mais claros.

Foto do Usuário Thalita Avelino De Vasconcelos 04-11-2021 19:18:30

Primeiramente, eu gostaria de parabenizar os autores pela realização do trabalho! O artigo está muito bem estruturado, ele foi construído com uma linguagem objetiva, o que facilita o entendimento. O artigo aborda uma temática atual e muito relevante, uma vez que o cenário pandêmico afetou diretamente a economia, logo, os estudos que buscam analisar os efeitos da pandemia são muito pertinentes. Ótimo trabalho, parabéns!

Foto do Usuário Giovana De Albuquerque Andrade 04-11-2021 20:47:42

O Crediamigo é um programa cujo objetivo é fomentar o empreendedorismo das pessoas de baixa renda. Logo, diante do cenário de pandemia, onde milhares de brasileiros perderam seus empregos de carteira assinada, nada mais oportuno do que estudar um programa que busca referido objetivo!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.