ANALISE DO COMPROMETIMENTO AFETIVO ENTRE AUDITORES INDEPENDENTES BRASILEIROS E MEXICANOS EM EMPRESAS BIG FOUR

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 340


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ruben Flores Fores , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Cícero Leonardo De Carvalho Ribeiro

ABSTRACT
O debate sobre o comprometimento profissional no ambiente empresarial tem crescido nos últimos anos com maior ênfase nas competências e capacidades dos recursos humanos envolvidos, cenário que tem se estendido a economias emergentes no cenário global. Diante desta janela de oportunidade este estudo se debruça sobre o comprometimento afetivo de profissionais de auditoria independente e objetiva analisar os fatores determinantes do tipo de vínculo de permanência de profissionais de auditoria brasileiros e mexicanos atuantes em empresas “Big Four”, tomando-se como referencial teórica o constructo desenvolvido por Meyer e Allen. A metodologia descritiva, parte de um uma estudo cross-cultural, efetuado com procedimento de estudo multicaso e estratégia de coleta de dados de entrevista semiestruturada. Para tal, foram entrevistados 20 profissionais de auditoria, atuantes em empresas “Big Four” no México e no Brasil. A abordagem da pesquisa é qualitativa e para tal recorreu-se à análise de conteúdo de Bardin. Os principais resultados apontam que os fatores determinantes de tipos de vínculos de permanência apresentam muitas similitudes no Brasil e no México, mostrando-se como os fatores mais importantes para ambos os grupos, as ferramentas, o plano de carreira e treinamentos oferecidos pela organização. O estudo contribui para a compressão do fenômeno do comprometimento organizacional entre auditores nas duas maiores econômicas emergentes da América Latina com potencial apontar caminhos para ajustamento para melhoria da produtividade, efetividade e bem estar entre profissionais de tão relevante carreira como é a auditoria.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O artigo tem uma temática atual e mostra um comparativo entre cenários diferentes. Assim oferece uma reflexão de cenários.

Foto do Usuário Débora Maria Gomes Ferreira 31-10-2021 10:45:10

Tema muito interessante. Me chamou atenção a abordagem qualitativa sobre aspectos mais humanos dentro de empresas Big Four. A similaridade do cross entre auditores de países diferentes apresenta-se de maneira pertinente, considerando que os principais fatores encontrados pela pesquisa apresentam alta importância em qualquer mercado de trabalho. Ademais, é interessante quando o trabalho ressalta que a experiência em auditoria conta no currículo e no “know how” dos profissionais, com potencial de abrir portas. Trabalho bem escrito e bem estruturado, parabéns aos autores!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.