PASSIVOS CONTINGENTES JUDICIAIS: EFEITOS DA RECONFIGURAÇÃO DE PROVISÕES EM BANCOS BRASILEIROS

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 368


Certificado de publicação:
Certificado de Danival Sousa Cavalcante

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Ligia Carnicelli Carvalho Oliveira , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Danival Sousa Cavalcante , Marilene Feitosa Soares

ABSTRACT
O objetivo da pesquisa é analisar os possíveis efeitos econômicos e financeiros da reconfiguração dos passivos contingentes judiciais em provisões em bancos listados na B3. A amostra foi composta por 23 bancos e foram analisados os demonstrativos financeiros do ano de 2019. Como modelo de reconfiguração dos passivos contingentes para provisão foi utilizada uma adaptação da abordagem por níveis percentuais desenvolvida por Rosa (2014). Com a reversão em provisão em 5 cenários. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, qualitativa e documental. Para representar o desempenho econômico e financeiro foram observados os efeitos no lucro líquido das empresas e nos indicadores: retorno sobre o patrimônio líquido, retorno sobre o investimento total, solvência e endividamento geral. Os resultados evidenciam que, para os cenários com maior percentual de reconfiguração dos passivos contingentes em provisão, é percebido um efeito significativo no lucro líquido e entre os indicadores de rentabilidade calculados em comparação com os dados originais. Para os indicadores de solvência e endividamento as variações observadas foram discretas. Observou-se também que os passivos contingentes divulgados são quase em sua totalidade relacionados a processos fiscais, cíveis e trabalhistas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

O artigo tem uma temática atual e traz ideias organizadas. O Trabalho é bem estruturado e oferece uma contribuição.

Foto do Usuário Yan Mota Bacelar 04-11-2021 19:02:10

Ótimo trabalho; o artigo possui um tema relevante e evidencia com clareza a importância dos passivos contingentes no setor bancário e o impacto no desempenho financeiro dessas empresas.

Foto do Usuário Eugenio David Nhavotso 30-11-2021 07:19:28

Parabens aos autores do artigo. O trabalho apresentante um tema atual, com relevancia para o campo contabil sobretudo pela sua abordagem.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.