artigos
Convibra Conference - Uma Análise dos Efeitos da Oferta Pública Inicial de Ações (Ipo) em Companhias Abertas do Nordeste
Uma Análise dos Efeitos da Oferta Pública Inicial de Ações (Ipo) em Companhias Abertas do Nordeste

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Contabilidade

Temas Correlatos: Contabilidade;

Acessos neste artigo: 95


Certificado de publicação:
Certificado de Danival Sousa Cavalcante

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Débora Maria Gomes Ferreira , Carlos Adriano Santos Gomes Gordiano , Danival Sousa Cavalcante , Marilene Feitosa Soares

ABSTRACT
Considerando a importância dos financiamentos para subsidiar o desenvolvimento das empresas, o presente estudo trata sobre o processo de “Oferta Pública Inicial de ações” (IPO), apresentando como objetivo principal a verificação dos efeitos do IPO para o desempenho econômico-financeiro das empresas de capital aberto do Nordeste. Mediante o exposto, foram selecionadas nove companhias nordestinas que abriram capital em bolsa de valores entre os anos de 2010 e 2020. Por conseguinte, foram utilizadas as informações advindas das demonstrações financeiras e dos relatórios divulgados pelas empresas. Com base no estudo desenvolvido, constatou-se que 78% das empresas analisadas apresentaram as motivações para a realização do IPO e mostraram-se satisfeitas com os resultados já alcançados. Ademais, após o IPO, as companhias apresentaram crescimento na receita líquida, no lucro líquido e nos indicadores de liquidez, assim como reportaram diminuição em seus níveis de endividamento. Outrossim, observou-se queda na rentabilidade das empresas após a abertura de capital, exceto para a média do EBITDA, no qual apresentou crescimento nos anos pós IPO. Conclui-se, que a realização do IPO foi vantajosa para as companhias, pois os objetivos almejados foram conquistados e a maioria dos indicadores de desempenho econômico-financeiros aumentaram, contribuindo para o desenvolvimento das empresas.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Adélia Marina De Campos Cursino 19-10-2021 22:19:22

Avaliar o IPO após o seu acontecimento é relevante para a academia quanto para as companhias que desejam seguir este caminho. Sempre necessário tratar o assunto! O trabalho está bem escrito e os dados devidamente analisados. Parabéns!

Foto do Usuário Vanderlei Ferreira De Sena 28-10-2021 20:28:26

Parabéns pela escolha do tema e desenvolvimento do trabalho. O trabalho está bem escrito e o tema relevante.

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 18:33:28

Parabéns pela escolha do tema e desafio em buscar literatura ao assunto, pouco divulgado.

Foto do Usuário Altino Da Silva Dias 04-11-2021 18:42:04

Parabéns pelo trabalho e aprovação no congresso. A oferta inicial de ações - IPO, pode representar um momento de crescimento para empresa e expansão dos negócios e merece a discussão. Na situação a contabilidade, com técnicas seguras para registro das operações e escrituração, é eficaz e como ciência não é um fim em si mesma e, ao apresentar uma compreensão acessível dos seus resultados oferece condições de análise dos demonstrativos financeiros e uma compreensão da situação patrimonial, financeira e de resultado, para os neo investidores. É possível mensurar como os stakeholders decidiram pelo investimento nestas empresas, tendo em vista a falta de conhecimento contábil histórico dos negócios?

Foto do Usuário Giovana De Albuquerque Andrade 04-11-2021 21:03:59

Abrir capital em bolsa de valores é o nível mais elevado de desenvolvimento das empresas. Muitas exigências são impostas às empresas registradas em bolsa, principalmente de transparência, porém o lado positivo da medida é compensador, conforme demonstrou o presente artigo. Excelente.

Parabéns pelo trabalho! Tema relevante para as empresas e para a região nordeste.

Foto do Usuário Thalia Ellen Souza Gomes 30-11-2021 10:07:02

Bom referencial e boa metodologia, com resultados relevantes. Sugeriria sistematizar os dados que foram utilizados nos resultados, como receita, lucro e indicadores de rentabilidade, em um quadro, semelhante a uma análise horizontal. Dessa forma, acredito que a visualização seria melhor, mantendo um padrão para facilitar a comparabilidade e compreensão. Além disso, acredito que seria interessante informar o ano de constituição das empresas também, pra comparar em quanto tempo elas abriram capital, contando em desde sua constituição. Ótimo trabalho, parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.