artigos
Convibra Conference - A LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS: UMA REVISÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES
A LOGÍSTICA REVERSA DE PNEUS INSERVÍVEIS: UMA REVISÃO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Temas Correlatos: Administração Ambiental;

Acessos neste artigo: 12


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rita De Cássia Oliveira , Matheus Barbosa Godinho , Rodrigo Moreira Lana Silva

ABSTRACT
Segundo a Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos (ANIP), no Brasil foram vendidas aproximadamente 52 milhões de novas unidades em 2020. Em relação à reciclagem, em 2017, foram coletados cerca de 90 milhões de unidades para a posterior reciclagem, sendo que foram produzidos 71 milhões de pneus, ou seja, a coleta de pneus inservíveis ultrapassou cerca de 20% o número de unidades novas produzidas.  De acordo com Rogers e Tibben-Lembker (1998), logística reversa é um  processo de movimentação dos produtos desde o seu destino final até seu ponto de origem, ou seja, um fluxo reverso de materiais com o propósito de gerar valor ou de dar uma disposição final adequada ao mesmo ou a seus componentes.
O presente artigo tem como objetivo descrever algumas soluções para reutilização dos pneus inservíveis, apresentando maneiras de como descartá-los de modo correto. A justificativa do estudo se faz pela necessidade de promover uma visão mais ecológica e sustentável para este tema, agregando valores ao conceito de logística reversa.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.