O DESENVOLVIMENTO HUMANO COMO ESTRATÉGIA COMPETITIVA ORGANIZACIONAL

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão de RH

Temas Correlatos: Gestão estratégica;

Acessos neste artigo: 355


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Cristiane Madeiro Araújo De Souza , Rosângela Andrade Pessoa , Lucas De Souza , Samara Da Silva Matos

ABSTRACT
O presente artigo visa mostrar o desenvolvimento humano dentro das organizações, com o foco na evolução da importância do colaborador para as empresas e a crescente preocupação dos gestores em desenvolver e manter os talentos de seus funcionários dentro da sua organização. O objetivo geral é compreender os principais desafios para desenvolver e motivar os colaboradores na execução de suas tarefas, a partir da experiência de uma no ramo de alimentos. Para tal buscou-se definir alguns temas centrais que colaboram para o melhor entendimento do assunto, sendo assim foi exposto as estratégias competitivas utilizadas pelas empresas para se manterem no mercado e serem destaque em sua área de atuação, bem como as vantagens competitivas que as organizações devem buscar que são: confiabilidade; custo; flexibilidade, qualidade e velocidade, além da influência do líder na motivação de sua equipe, a fim de obter resultados satisfatórios para a empresa e para o crescimento individual dos funcionários. A metodologia utilizada foi a exploratória e descritiva, os procedimentos técnicos para a obtenção dos dados foram a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso, com a abordagem qualiquantitativa. O instrumento de coleta de dados foi o questionário com 15 perguntas, elaborado através do aplicativo Google Formulário, enviado via WhatsApp para colaboradores de uma empresa localizada no Maracanaú. Os resultados mostraram que a importância da participação da liderança no desenvolvimento humano, promovendo maior motivação da equipe o que resulta em melhores resultados e empresas mais competitivas e bem consolidadas no mercado.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Marlene Do Carmo Campoi 22-10-2021 20:31:49

Estudo com objetivos claros, com pesquisa bibliográfica coerente. Estudo relevante, com robusto desenvolvimento, demonstrando a importância da liderança no desenvolvimento humano, conseguindo assim melhores resultados e empresas ,mais competitivas.

Foto do Usuário David De Oliveira Costa 25-10-2021 17:56:45

Ótima proposta abordada. De fato, esta abordagem ainda é um gargalo corporativo. A valorização e importância do ser, nas corporações, necessita de uma reavaliação profunda para que o resultado extraído seja maximizado.

Foto do Usuário Rosely Cubo Pinto De Almeida 05-11-2021 20:16:17

Visão muito interessante sobre a ótica do DH. A discussão que abarca a estratégia competitiva organizacional é muito atual e altamente relevante. Parabéns!

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.