artigos
Convibra Conference - ENDOMARKETING: O CONHECIMENTO DOS GESTORES SOBRE SUAS TÉCNICAS E APLICAÇÕES EM REDES DE SUPERMERCADOS NA CIDADE DE LINHARES-ES
ENDOMARKETING: O CONHECIMENTO DOS GESTORES SOBRE SUAS TÉCNICAS E APLICAÇÕES EM REDES DE SUPERMERCADOS NA CIDADE DE LINHARES-ES

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Gestão de RH;

Acessos neste artigo: 81


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Bruna Valandro , Sirlene Gomes Da Silva Almeida , Elisa Fabris De Oliveira

ABSTRACT
O presente trabalho teve como objetivo investigar o conhecimento dos gestores de duas unidades do setor supermercadista de Linhares-ES sobre as técnicas de endomarketing e sua aplicação nas empresas em que atuam. Para tanto, buscou-se, no referencial teórico, discutir de forma aprofundada os conceitos, as estratégias e as ferramentas que norteiam o endomarketing. Ademais, foram realizadas revisões de literatura que possibilitaram entender a realidade do endomarketing no Brasil e, mais especificamente, nos supermercados brasileiros. Como resultado, contatou-se que os participantes reconhecem que o endomarketing é uma ferramenta de suma importância para gestão, porém, pouco explorada. Quanto aos gestores, verificou-se que de maneira geral eles possuem pouco conhecimento sobre marketing interno, mas utilizam algumas de suas ferramentas. Observou-se ainda que apesar de alguns supermercados apresentarem limitações na utilização do endomarketing, outros surpreenderam e demonstraram praticar uma gestão que se comunica bem e promove a motivação e a autonomia de seus colaboradores.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andrezza Medeiros Bayma Barbosa 04-11-2021 13:37:20

Vejo o endomarketing como um tema em crescimento debate e acho muito interessante investigar o conhecimento dos gestores. Parabéns pela pesquisa!

Foto do Usuário Kelly Mara Seronato 04-11-2021 21:34:51

Parabenizo os autores pelo tema que é muito interessante e relevante. Em termos de introdução o artigo tem um problema de pesquisa e um objetivo claro, porém, considero que a introdução poderia ser embasada com algumas citações. O referencial teórico poderia ter algumas citações de artigos de periódicos para reforçar uma base teórica mais atual. A parte metodológica está coerente com o objetivo da pesquisa, porém, poderia pautar em mais autores pra descrever o método. Considero que os resultados estão bem completos. As considerações finais também estão bem delineadas.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.