ANTECEDENTES DO BEM-ESTAR FINANCEIRO: UMA ANÁLISE DA PERCEPÇÃO SOBRE O SISTEMA FINANCEIRO.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 413


Certificado de publicação:
Certificado de Taiane Keila Matheis

Certificado de participação:
Certificado de Taiane Keila Matheis

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Taiane Keila Matheis , Kelmara Mendes Vieira , Gabriel Adolfo Garcia , Sabrina Guimarães De Vargas , Leander Luiz Klein

ABSTRACT
O bem-estar financeiro é um conceito multifacetado que até o presente momento não possui uma única escala para mensurá-lo (Brüggen, Hogreve, Holmlund, Kabadayi e Löfgren, 2017). Desta forma, desde meados da década de 90 são desenvolvidas escalas que tem como objetivo estabelecer uma medida para aferição dos níveis de bem-estar financeiro da população. No entanto, cada país possui uma realidade educacional e econômica, ocasionando a adaptações de escalas já desenvolvidas. Desta forma, o presente estudo busca aplicar a metodologia proposta pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB) no Brasil. Tal escala se mostrou adequada e, também elencou o perfil socioeconômico e demográfico, o conhecimento e a cidadania financeira relativos ao sistema financeiro e qual a influência destes no bem-estar financeiro. O instrumento foi aplicado em 1137 indivíduos nas 12 regiões brasileiras. Para a análise dos dados foram utilizadas as técnicas como estatística descritiva, testes paramétricos. Os resultados indicaram que o conhecimento sobre o sistema financeiro, a cidadania financeira e a renda impactam positivamente o nível de bem-estar financeiro. No entanto, foi constatado um elevado nível de preocupação com a situação financeira; que contribuiu para que a maioria dos entrevistados apresentasse nível médio baixo de bem-estar financeiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Juliete Micol Gouveia Seles 24-10-2021 16:31:31

Um trabalho que aborda um importante assunto atualmente, que enxerga a ligação entre a situação financeira das pessoas e seu bem estar. Considerando o contexto brasileiro de pandemia, que o texto também enfatiza que trouxe elementos como ansiedade financeira, por exemplo, como é possível relacionar esse conceito de bem-estar financeiro com o fenômeno da Geração Canguru (adultos que vivem ainda com os pais, mesmo em idade relativamente avançada)?

Foto do Usuário Késsia Raquel Matos Garcia 26-10-2021 22:05:42

Primeiramente parabéns pelo o artigo, os autores apresentaram um tema bastante importante na sociedade relacionado ao sistema financeiro com citações recentes. Alguns pontos de melhorias são: deixar mais claro a pergunta de pesquisa e o período da amostra.

Gostaria de parabenizar pelo artigo, ele foi bem escrito e bem fundamentado. Esse assunto é muito pertinente nos dias atuais, pois estamos passando por uma pandemia que trouxe diversos problemas econômicos que afetaram a população. Então estudar um assunto que traz justamente esse tema sobre como as pessoas lidam com o seu dinheiro, como elas se sentem em relação a forma que elas lidam com as suas finanças é de extrema importância para o país, quem sabe para a criação de medidas governamentais. Finalizando, o assunto finanças pessoais, finanças comportamentais está em alta, pois as pessoas estão começando a entender que o problema não é o quanto elas ganham, mas sim a forma como elas gastam esse dinheiro.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.