artigos
Convibra Conference - Por Que Não Investir em Ações? Um Estudo Que Aborda Conceitos Que Auxiliam na Tomada de Decisão Para Se Tornar Um Acionista
Por Que Não Investir em Ações? Um Estudo Que Aborda Conceitos Que Auxiliam na Tomada de Decisão Para Se Tornar Um Acionista

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Finanças

Temas Correlatos: Finanças;

Acessos neste artigo: 104


Certificado de publicação:
Certificado de Maria Da Penha Marques Da Silva
Certificado de Derivan Galdino França

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Derivan Galdino França , Joanderson De Albuquerque Cordeiro , Tatiane Olimpio Felix Da Silva , Odilon Saturnino Silva Neto , Maria Da Penha Marques Da Silva

ABSTRACT
O presente artigo consistiu em auxiliar as pessoas no processo de investimentos em ações, abordando conceitos básicos, de modo a facilitar o entendimento e a compreensão deste mercado. Tendo como bases teóricas o estudo sobre termos técnicos iniciais acerca do mercado de ações; vantagens, benefícios e riscos ligados a esse tipo de aplicação; perfil do investidor, aspectos comportamentais e análise de desempenho de emissores de ações, utilizando o método de relatos pessoais verídicos, analisados com base em livros, artigos e sites relacionados ao tema. Os principais resultados obtidos confirmaram as hipóteses apresentadas, corroborando as teorias de heurísticas e vieses, os quais sinalizaram que o investidor é propenso a diversos tipos de influências na hora da tomada de decisão, além de demonstrar através de gráficos as oscilações deste mercado e dos valores das ações, que são influenciadas por fatores internos e externos, contribuindo assim para os conhecimentos do investidor, fazendo com que ele fique respaldado para decidir pela melhor empresa de acordo com seu perfil de investidor. Diante das limitações pode-se destacar o pouco tempo para o desenvolvimento e conclusão do artigo, no entanto a pesquisa não deixou de ser consistente e justificada. Sugere-se como pesquisa futura o aprofundamento do tema em questão, no sentido de apresentar e demonstrar a importância de se promover, de forma ampliada, a educação financeira em todos os níveis de escolaridade e sociais, para que os indivíduos aprendam a usar e fazer render o seu dinheiro.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Lissandra Da Costa Araújo 24-10-2021 14:46:08

O artigo foi bem desenvolvido e de fácil compreensão, explorou os resultados de forma consistente, além de ser um tema bastante relevante.

Foto do Usuário Gustavo Carlos Alves Di Silva 28-10-2021 00:40:51

Para um primeiro contato tem informações relevantes para pessoas que precisam entender conceitos básicos e desmistificar algumas ideias que o brasileiro tem a respeito do receio de se ''aventurar'' em aplicações mais arriscadas. Acredito que o artigo abordou o que se propôs. Para uma abordagem mais aprofundada sugiro, em um próximo estudo, abordar tipos de análise (fundamentalista e técnico), que ajudarão na decisão de escolha dos melhores papéis para o portfólio do acionista.

Foto do Usuário Camila Feitosa De Andrade 03-11-2021 09:52:21

Parabéns pelo artigo, o tema é muito relevante e atual, apresenta de forma explicativa vários conceitos que no geral são desconhecidos por grande parte da população. O trabalho inclusive possui viés para demais estudos futuros, muito bom !

Parabéns pelo artigo! Texto de linguagem fácil e compreensível, aborou um tema importante para a sociedade.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.