Potencialidades e Dinâmicas Sustentáveis da Atividade de Produção e Comércio da Castanha de Caju em Picos – PI.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Administração Ambiental

Acessos neste artigo: 223


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Francisco Antônio Gonçalves De Carvalho , Maria Kélvia Ferreira De Araújo , Rafael Fernandes De Mesquita

ABSTRACT
Considerando a importância da sustentabilidade para manutenção do meio ambiente e da vida, este estudo objetiva diagnosticar a realidade vivida pelos produtores de castanha da BR 316 no povoado Mirolândia em Picos-PI, percebendo os fatores de ordem ambiental, econômica e social. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que foi realizado 15 entrevistas. Os resultados foram analisados utilizando-se da análise de conteúdo, resultando em três categorias temáticas:  preservação ambiental; prosperidade econômica; e trajetória do desenvolvimento social. Dentre os resultados encontrados na pesquisa, destaca-se a melhoria econômica dos produtores, o acesso dos filhos a faculdade, a obtenção da casa própria, o crescimento regional e a grande percepção e consciência dos produtores com relação a manutenção e cuidado com o do solo. Como resultado central, a comunidade de produtores do bairro Mirolândia atende muitas das variáveis estabelecidas pelo tripe da sustentabilidade de Elkington. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Micaelly Katley Alves Pires 29-09-2021 19:34:23

A trabalho que aborda uma realidade de inúmeras regiões brasileiras, que são movidas pela agricultura familiar, e ainda aborda os aspectos ambiental, econômico e social, pilares do desenvolvimento sustentável. Uma discrepância no estudo, foi que nenhuma mulher foi alvo do estudo, assim, surge um questionamento: Porque nenhuma mulher foi alvo das entrevistas? O segundo questionamento, quantos entrevistados possuem na castanha de caju sua principal fonte de renda?

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.