artigos
Convibra Conference - ‘Gig economy’ e a Perspectiva do Capital Humano uma Análise para uma Estratégia de Empregabilidade
‘Gig economy’ e a Perspectiva do Capital Humano uma Análise para uma Estratégia de Empregabilidade

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Gestão estratégica

Temas Correlatos: Gestão estratégica de Recursos Humanos;

Acessos neste artigo: 15


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Rafaela De Almeida Araújo , Márcia Zabdiele Moreira

ABSTRACT
Este ensaio teórico tem como objetivo discutir a interface entre a Teoria do Capital Humano e a ‘gig economy’ como forma de aquisição de competências e a sua relação com a empregabilidade dos indivíduos. Como procedimento metodológico utilizou-se a revisão bibliográfica que apresentou uma escassez de estudos que abordem as temáticas em conjunto. A partir das discussões apresentadas, foi possível perceber que a temática do capital humano, apesar do seu potencial para explicar diversas condições no mercado de trabalho, que vão desde a vantagem competitiva que as empresas podem ter ao recrutar e manter empregados diferenciados, até a segurança da empregabilidade pelo grau de especialização e diferenciação por parte do indivíduo, ainda carece de estudos. A partir do estudo conclui-se que com o novo modelo econômico da “era desruptiva”, torna-se necessária a aquisição de um maior capital humano por parte dos trabalhadores para se desenvolver no novo modelo de trabalho da “gig economy” e assim manterem sua empregabilidade. Assim, apesenta-se como contribuições a necessidade do desenvolvimento dos estudos do capital humano, além de trazer como contribuição para a Gestão de pessoas, com um foco na aquisição de talentos, ao invés apenas visar a redução do custo de mão de obra e operações.

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.