artigos
Convibra Conference - Mal-estar contemporâneo de jovens universitários: uma leitura psicanalítica a partir da urgência subjetiva.
Mal-estar contemporâneo de jovens universitários: uma leitura psicanalítica a partir da urgência subjetiva.

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Mal-estar contemporâneo e impasses na educação

Temas Correlatos: Infância, juventude e clínica;

Acessos neste artigo: 20


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Regis Albuquerque Henrique , Nádia Laguárdia De Lima

ABSTRACT
Um número expressivo de universitários enfrenta impasses próprios à juventude e à vida acadêmica. Por ser um espaço privilegiado para vivências sintomáticas, a universidade tem ofertado serviços de apoio psicológico aos estudantes. Nos últimos anos, a elevação do mal-estar entre estudantes tem se refletido no aumento significativo da procura por atendimento psicológico nas universidades. Desde 2020, soma-se a esse quadro a experiência traumática da pandemia de COVID-19 e os seus desdobramentos. O risco iminente da morte, o confinamento social e a insegurança proporcionados pela pandemia, produziram respostas psíquicas diversas, acirrando situações de crise e urgência. A partir da escuta do sofrimento psíquico de estudantes universitários acolhidos em um serviço de atenção psicológica na modalidade on-line durante a pandemia, o presente trabalho apresenta uma reflexão psicanalítica sobre o mal-estar contemporâneo de jovens universitários e as estratégias de intervenção frente a situações de crise e urgência.  

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.