Conteúdo e engajamento em mídias sociais: estudo de caso de uma instituição pública de educação

DOCUMENTAÇÃO

Tema: Marketing

Temas Correlatos: Administração Pública;

Acessos neste artigo: 392


Certificado de Publicação:
Não disponível
Certificado de Participação:
Não disponível

COMPARTILHE ESTE TRABALHO

AUTORIA

Nadia Garlet , Mariana Munis De Farias

ABSTRACT
A questão do engajamento nas mídias sociais vem sendo estudada por diversos pesquisadores, visto que esse é um fator primordial para que um conteúdo tenha maior relevância e a instituição obtenha melhores resultados a partir da utilização desses canais. Dessa forma, este estudo se propôs a estudar que tipo de conteúdo é capaz de gerar maior engajamento nos canais de mídias sociais de uma instituição de ensino pública, que conta com as mídias sociais para fazer com que a divulgação dos serviços públicos e gratuitos por ela ofertados chegue à população. Para isso, foram coletadas e analisadas as postagens de uma instituição pública de educação nas quatro diferentes mídias onde está presente (Facebook, Instagram, Linked-In e Twitter), durante um período de três meses. Após a coleta, as postagens foram categorizadas pelo tipo de conteúdo que apresentavam e foi avaliado o engajamento em cada uma delas. Os resultados foram então comparados entre as mídias sociais, entre as categorias, e finalmente entre as categorias em cada uma das mídias sociais. Os resultados apontaram que há diferença no engajamento para as mesmas categorias nas diferentes mídias e que a quantidade de seguidores não é fator primordial para obter melhor engajamento. No entanto, destaca-se a categoria Causa Social, com resultados relevantes em todas as mídias sociais em que é utilizada, o que pode se explicar pelos conteúdos que geram valores compartilhados entre os usuários, aumentando o engajamento a partir de uma sensação de comunidade. 

Para participar do debate deste artigo, .


COMENTÁRIOS
Foto do Usuário Andréia Cássia De Moura 22-10-2021 11:28:37

Interessante as categorias de análise e o resultado alcançado. Essa temática vai de encontro ao que estudo.

Foto do Usuário Leandro Carvalho De Oliveira 01-11-2021 10:31:45

Um estudo muito rico , devido ao fato que atualmente vem sendo um assunto muito abordado e as mídias sociais estão sendo cada vez mais utilizadas para propósitos diversos, é muito interessante como o estudo mostrou que os mesmas categorias em plataformas diferentes geram engajamentos diferentes e que ao contrario do que pensamentos o numero de seguidores não é um fator primordial.

Foto do Usuário Elisa Fabris De Oliveira 09-11-2021 14:37:04

Parabéns as autoras pelo trabalho bem estruturado, técnico e com temática relevante. Vejo como de fundamental importância as ações de comunicação realizados por instituições públicas, especialmente quando se tratam de instituições de educação. Divulgar, engajar e dialogar com a comunidade interna e externa é essencial para a sua valorização e bom funcionamento. Nesse sentido, entendo que além da ampliação do trabalho na perspectiva proposta próprias autoras (de incluir análises considerando a mídia presente nas postagens), é oportuno que outros casos sejam estudados, para entendermos o cenário do segmento como um todo, assim como as particularidades de cada instituição.

Utilizamos cookies essenciais para o funcionamento do site de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.